Mais de metade das pessoas acredita que tecnologia cria ambientes de trabalho mais diversificados, diz estudo

0

Um novo estudo global feito pela Lenovo mostra que as tecnologias inteligentes transformaram o local de trabalho e mais de metade (58%) das pessoas acredita fortemente que a tecnologia já está ajudando a criar ambientes de trabalho mais diversificados e inclusivos para todos os tipos de pessoas – e apenas 8% delas discordam.

A pesquisa avaliou mais de 15 mil indivíduos pelo mundo, inclusive nos EUA, México, Brasil, China, Índia, Japão, Reino Unido, Alemanha, França e Itália – e concluiu que, embora mais da metade dos avaliados (51%) tenha demonstrado alguma preocupação com a possibilidade das novas tecnologias "eliminarem seus empregos", existe um otimismo quase tão amplo com o potencial da automação. Por exemplo, 52% das pessoas afirmou estar "extremamente" ou "muito interessadas" na possibilidade de a automação assumir os aspectos mais enfadonhos do seu trabalho. Isso inclui tarefas que consomem muito tempo, como papelada (45%), planilhas de controle de horas e notas fiscais (39%), limpeza e organização (37%) e anotações (36%).

Há muitos outros fatores positivos considerados pelos entrevistados sobre a tecnologia e seu papel no local de trabalho, como a capacidade de melhorar as oportunidades de trabalho e a qualidade do trabalho. Dos entrevistados, 58% acreditam que a tecnologia pode ajudar pessoas como eles a conseguir bons empregos e a fazer carreira; trabalhadores da China (75%), Índia (73%) e México (72%) são os mais positivos em relação ao impacto que a tecnologia pode causar nas suas carreiras.

Um número semelhante (56%) acredita fortemente que a tecnologia torna mais fácil crescer na carreira – especialmente os trabalhadores do Brasil (72%), México (74%) e Índia (85%).

Em relação à produtividade, exatamente a metade dos respondentes globais acredita que os dispositivos inteligentes os ajudam a economizar no mínimo 30 minutos por dia, pois conseguem fazer tudo mais depressa e com maior eficiência.

Já sobre a responsabilidade social corporativa, as pessoas partilham mundialmente a crença que as empresas de tecnologia devem contribuir para o bem comum. Pouco menos de um terço (30%) dos entrevistados afirmou que seu principal papel deve ser fortalecer as economias e criar empregos.

"A força de trabalho da próxima geração, que demanda métodos de trabalho mais flexíveis, cresceu constantemente conectada à tecnologia e está impulsionando a sua rápida adoção nas empresas, reduzindo assim a distinção entre a tecnologia de consumo e a tecnologia comercial, além de usar a tecnologia para uma integração efetiva entre vida e trabalho. O mais recente estudo da Lenovo mostra um otimismo generalizado em relação ao potencial das tecnologias mais inteligentes de transformar positivamente os locais de trabalho para atender às necessidades dessa futura força de trabalho – dos escritórios inteligentes e dispositivos ultra portáteis que garantem a produtividade às ferramentas para videoconferência.

"Acreditamos que a visão da Lenovo de enriquecer e melhorar a vida das pessoas no trabalho e em casa através de tecnologias mais inteligentes para todos seja um passo na decisão certa para atender às exigências da força de trabalho do futuro", comentou Dilip Bhatia, Vice-Presidente de Experiência do Usuário e Cliente da Lenovo.

"Embora seja fácil ter preocupações legítimas sobre o possível impacto da tecnologia para os trabalhadores, é ainda mais fácil esquecermos as coisas incríveis que nossos dispositivos tecnológicos fazem para facilitar o nosso trabalho e torná-lo mais gratificante. Os benefícios que esses dispositivos agregam – das conversas face a face com colegas de todo o mundo à simplificação e automação dos trabalhos maçantes – causam um impacto mais profundo nos locais de trabalho atuais do que jamais vimos antes. No futuro, eles transformarão em realidade as promessas de tornarmos os locais de trabalho ainda mais interessantes e produtivos", acrescentou Bob O'Donnell, presidente e Chief Analyst da TECHnalysis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.