Executivos destacam como a aceleração digital está transformando os negócios das empresas

0

A pandemia trouxe uma aceleração na digitalização das empresas, que tiveram em poucos meses de transformar seus negócios, como se o previsto para ser implantado em 5 anos acontecesse em 5 meses.  Esse cenário foi discutido na Live promovida pela TI INSIDE nesta quinta-feira, 22, com a participação de executivos de empresas relevantes em diferentes segmentos de mercado.

Eles debateram temas como as medidas de gerenciamento de mudanças na força de trabalho, no relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros; as prioridades no investimento das organizações e suas expectativas em relação a retomada do mercado.

Para contar sobre sua experiência, Daniel Guerra, gerente geral da 123 Milhas, empresa do segmento de turismo/viagens, falou do impacto inicial que o lockdown dos aeroportos e das viagens tiveram sobre a empresa. "Da noite para o dia, nossa empresa que nasceu digital, acumulou, uma demanda de cancelamentos acelerados.  Diante do cenário da pandemia tínhamos em março passado três grandes problemas que deveríamos enfrentar: primeiro como suportar os pedidos; segundo como manter o fluxo de caixa diante de tantos reembolsos e finalmente tentar reverter o panorama de vendas".

Além dos problemas inflados pela pandemia, havia ainda o componente humano da empresa e para isso, muitos dos colaboradores da 123 Milhas foram deslocados para trabalho domiciliar enquanto uma porcentagem continuou se dirigindo à sede da empresa com todos os cuidados de proteção, inclusive de transporte individual.

Mas foi nesta etapa que a tecnologia mais atuou na companhia conforme explicou o gerente geral. " Concentramos nossos esforços e priorizamos a automação dos e-mails e as respostas automáticas aos clientes por meio de software específico. Depois nos concentramos em melhorar nosso "rate" junto à opinião pública no site do Reclame Aqui e finalmente nos concentramos em uma única fonte para atendimento aos clientes que foi o Instagram", explicou Guerra.

"A empresa concentrou seus esforços nas equipes existentes permitindo que o trabalho remoto fosse executado com controles mais rígidos e remuneração maior pelo desempenho. Como uma empresa já nascida digital, fomos implementando funcionalidades durante a crise, aspectos antes não considerados, e já no final de abril conseguimos zerar nossas caixas de e-mails e focar num segundo aspecto importante que era fomentar o fluxo de caixa", disse.

Nesta etapa a 123 Milhas realizou negociações com fornecedores e dimensionamento de estoques. "Como a área de turismo foi uma das mais afetadas nossa preocupação estava voltada para  a retomada das vendas  e passamos a investir em marketing. Já em junho começamos a sentir os efeitos, mesmo com venda de tickets por preços menores, volumes iguais aos esperados para a época do ano o que nos levou a um reposicionamento e uma liderança diante do mercado de turismo, embora ainda haja muita incerteza para o próximo ano de 2021", argumentou.

Diego Campos, CTO, do site Reclame Aqui, empresa digital que ranqueia as empresas pelo seu pronto atendimento, também viu sua companhia surpreendida com a pandemia.  "Mesmo sendo uma empresa 100% digital, e com uma cultura já apoiada no home office, como a maioria das empresas do mundo fomos pegos de surpresa pela pandemia e  mesmo assim tivemos que investir no desenvolvimento de processos em cloud, na área financeira e ERP, que ainda não estavam na nuvem, para podermos dar prosseguimento aos negócios neste período", disse Campos.

Ele conta que já nos primeiros dez dias de março o tráfego no site havia diminuído em até 50%, entretanto progressiva e intensamente este tráfego voltou a aumentar, até ainda acima de antes. "Como uma empresa que oferece ao público rating de fornecedores e espaço para reclamações, nos vimos também no meio de um furacão. Os hábitos de consumo estavam voltados para o digital e consequentemente, houve um aumento das reclamações dos consumidores sobre e-commerce, entregas, chegando a 40 mil por dia", ressalta Campos.

Diante desse mercado desestabilizado pela pandemia e todos os entraves com logística , turismo impactado, um cenário grande de cancelamentos, o tráfego do site passou de 25% para 75%, levando a empresa a lançar mão de softwares para atendimento, e-mails marketing, bem como na automação do processo de mediação. Antes, uma reclamação feita em duplicidade era avaliada por uma equipe. Com o aumento desse tipo de reclamação, a Reclame Aqui resolveu fazer uso de um algoritmo que avalia automaticamente essa duplicação a fim de não comprometer o perfil dos fornecedores.

"Assim, processos que já tínhamos implantados digitalmente ganharam um impulsionamento durante este período, recuperando-se o fluxo de caixa e estabilidade em home office dos colaboradores e no marketing da companhia". disse.

Mas o que aconteceu em empresas tradicionais com foco em produção? Na Refinaria Nacional de Sal, produtora da marca Sal Cisne, atuante no mercado brasileiro e latino americano há 70 anos, a pandemia chegou para também impulsionar seus passos rumo a transformação digital. "Já havíamos iniciado processos de transformação, como em qualquer grande empresa, principalmente nos processos de negócio por meio da tecnologia. Mas com o momento de pandemia mundial, alguns aspectos como as linhas de produção, logística e capilaridade de distribuição de produtos ficaram muito afetadas", explica Wilker Costa, CIO da Sal Cisne.

A continuidade dos negócios se deu graças a tecnologia, como aponta o executivo. Para ele, a TI proporcionou um suporte para todas as áreas em dificuldades. "Por exemplo na área de logística suportamos a entrega coordenada entre várias empresas para não haver o desabastecimento, já que uma das características mais marcantes desse período foi um aumento no consumo de alimentos", comentou.

Outro desafio para a empresa era o controle das pessoas que antes não tinham o hábito de home office e especialmente da gestão do próprio negócio, "Já estávamos em fase de implantação do nosso BI que nos permitiria vender, gerir e  informar a todas as áreas  para melhor tomada de decisão. Com a pandemia isso foi muito fomentado e implantado em 2 meses. Com sistemas legados e outras soluções conseguimos entregar as informações de maneira mais rápida que antes e até com interfaces de mobilidade que não tínhamos", assegurou o CIO da Cisne.

Como salientou, o sistema de BI, aliado a ERP, logística, orçamento e gestão, bem como a cloud, viabilizaram o suporte necessário aos funcionários e permitiram que a empresa assimilasse de forma natural o aumento da demanda e a satisfação tanto dos clientes quanto dos colaboradores internos.

"A escolha feita pelo desenvolvimento do BI foi muito acertada. Os processos internos e a visibilidade dos resultados para tomada de decisão, assim como uma análise do mercado de alimentação, nos mostrou todas as vantagens e nos deu o caminho certo. O importante é que a Transformação Digital na indústria  precisa ser repensada, a despeito da pandemia, eliminar papel, repensar modelos, mapear processos e modificá-los e ter sinergia com um entendimento mais amplo da tecnologia nas empresas; O investimento em IA e na automação é o pensamento da nossa empresa para os próximos anos para continuar nesta caminhada", ressalta Costa.

Para a diretora de vendas sênior da Oracle, Cristina Brisola, o uso das soluções da própria Oracle serviu tanto para os clientes quanto para a própria empresa, que desde o início de março está 100% trabalhando em home office.

"Tanto quanto nossos clientes precisávamos de meios para dar continuidade aos negócios. Precisávamos estar muito próximos, apesar do distanciamento físico, e para isso colocamos todo nosso arsenal para dar suporte aos clientes e colaboradores, com gestão remota de ferramentas e toda a nossa tecnologia disponível para enfrentar o primeiro impacto da pandemia", contou a executiva.

Conforme os dias foram avançando, a empresa realizou toda uma análise de clientes, de todos os portes, a fim de proporcionar as melhores soluções de acordo com cada demanda, isso sem esquecer de planos financeiros conjuntivos para viabilizar financeiramente o uso das soluções da Oracle.

"Isso nos tornou ainda mais flexíveis e agregamos as pessoas nessa equação já bastante complexa. Tanto nossos clientes quanto nossos colaboradores internos foram atendidos. Com isso, aproximamos os times dos novos processos, disponibilizando a digitalização de tarefas, o treinamento continuado e uma constante avaliação dos profissionais envolvidos. Isso só foi possível pois entregamos a cada um dos clientes uma análise consultiva, isto é, personalizada diante do momento do mercado, de suas características particulares e da sua demanda", reforçou.

Daniel Marigonda, diretor de vendas da Oracle, apontou que a aceleração digital das empresas durante este novo cenário passou por três fases distintas. "Primeiro a necessidade de tocar os projetos, segundo dar continuidade a projetos mais rápidos e de maior retorno financeiro e a digitalização dos meios de atendimento aos consumidores.  Isso nos levou a uma análise mais específica do momento, pois ofertas antes feitas ao mercado B2C passaram a ser assimiladas também pelo mercado B2B.", explicou.

O executivo apontou a grande valorização dos projetos, mesmo que remotos, pois houve maior segurança entre os clientes diante das entregas digitais. " Os clientes perceberam que havia uma necessidade de aumentar o meio de contato com seus consumidores e para isso a digitalização era essencial", ressaltou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.