Publicidade
Início Serviços Call Center Renegociação cresce 18% e acelera o investimento em cobrança digital

Renegociação cresce 18% e acelera o investimento em cobrança digital

0
Publicidade

Conforme o Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) e o Provar-FIA (Fundação Instituto de Administração), a taxa e inadimplência de agosto está na casa dos 5,37%, (aproximadamente 3,2 milhões de brasileiros). Nos meses de junho a taxa registrada foi de 5,25%, em julho 5,31% e para setembro, a taxa esperada é 5,43%, seguida de 5,44% em outubro.

Especialista em cobrança online, a Negocie Online já sentiu esse impacto e viu as renegociações de acordos já realizados aumentarem 18% durante os meses da pandemia. Além do aumento do endividamento, a pandemia e a decorrente piora na economia e aumento do índice de desemprego, também mudaram o perfil do consumidor inadimplente brasileiro.

Ao contrário de outros países do mundo, o Brasil manteve a possibilidade de se cobrar dívidas durante o período de pandemia e com isso, as empresas de cobrança tiveram de se adaptar tanto ao período de quarentena, que fez com que seus funcionários passassem a trabalhar em home office, quanto ao modo de se fazer cobrança uma vez que o próprio consumidor está mais sensível e assustado.

Outro ponto importante que o cenário trouxe para empresas de cobrança foi a digitalização dos serviços. Empresas que estavam segurando a adoção de um modelo digital revisitaram a estratégia e partiram pra esta nova forma de se relacionar. Desde o início da quarentena, a Negocie Online viu clientes novos implementarem um processo digital com potencial de responder por 30% das novas negociações.

Segundo a empresa, a efetividade do canal digital aumentou em 32% mostrando que este canal passou a ser, para alguns clientes, o único canal de negociação. Principalmente na fase inicial da quarentena, onde o home office ainda estava se ajustando. Empresas que já haviam digitalizado o processo conseguiram responder mais rapidamente a este novo cenário. Empresas que já tinham 50% das negociações realizadas digitalmente saltaram para 67%.

A adoção de tecnologias para automação e digitalização da cobrança neste cenário mais difícil de recuperação de crédito passa a ser um instrumento importante para baratear o processo como um todo mas não deve ser o grande motivador. A experiência do cliente em um atendimento digital é possível a partir do uso intensivo de inteligência artificial que nos permita entender o comportamento do devedor e com isto direcionar as ações nas plataformas digitais e de chatbot.

Na Negocie Online houve um aumento dos atendimentos pelos chatbot de 62% de março para abril deste ano, reforçando a dependência do atendimento digital. Já a retenção das chamadas no chatbot saltaram de fevereiro para abril de 74% para 88%, ou seja, apenas 12% das chamadas são derivadas para o atendimento humano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile