Governança em sharepoint

0

Dentro do mundo corporativo, uma empresa que preza por um bom modelo de Governança na área de TI colhe frutos positivos deste investimento e mostra maturidade perante o mercado. Estruturar e compilar regras, processos e responsabilidades neste modelo permite que a empresa construa suas diretrizes de Governança sobre uma ótica embasada também nas necessidades de Negócios.

A Governança de TI é um tema extremamente complexo, resultado do trabalho de governança de seus recursos – aplicações, recursos humanos, financeiros, de processos de TI, entre outros. Considerando a governança de aplicações, focamos num framework de software que tem se distribuído muito eficientemente no mercado, o SharePoint. Esta ferramenta da Microsoft, que atua como uma plataforma de componentes sobre a arquitetura Web, tem se destacado no mercado de TI. A partir de pesquisas de mercado e de trabalhos de observação pode-se notar características comuns em ambientes SharePoint de empresas:

1. Dificuldade de substituição de sistemas atuais – Geralmente o departamento de TI utiliza ferramentas que já possui, o que potencializa o cenário para a utilização da ferramenta SharePoint;

2. Dualidade – Se bem gerenciado, o ambiente SharePoint proporciona ajuda potencial através de suas funcionalidades de colaboração, Enterprise Content Management (ECM), portais e de fluxos de trabalho. Por outro lado, se há um crescimento descentralizado do conteúdo e má utilização pelo usuário em prol dele mesmo e não da empresa, o armazenamento torna-se caótico e o sistema, falho, podendo ocorrer dificuldades desde a queda de desempenho até problemas de branding.

3. Capacitação de profissionais – Gestores de TI notaram que os profissionais da área estão se aperfeiçoando cada vez mais na utilização de frameworks no papel de plataformas de desenvolvimento e para o reuso de seus componentes.

Estas características indicam que a gestão correta das plataformas de sistemas é fundamental para que haja um modelo de arquitetura de softwares sustentável, capaz de suportar processos e usuários, que se direcionem também pela área de Negócios. Para orientar adequadamente esse modelo de gestão, evitando o caos, é fundamental a elaboração de uma política de Governança do SharePoint que proporcione, além da gestão das demandas de usuários, segurança da informação, qualidade dos serviços e da informação fornecida para a organização, gestão dos processos e serviços entregues pela plataforma, e alinhamento com as melhores práticas do mercado.

Para facilitar a visualização da função da Governança das plataformas de desenvolvimento, sugere-se uma avaliação em conjunto – das áreas de TI e Negócios – definindo e especificando alguns pontos:

• O que deve ser governado: funcionalidades e utilização, otimizando-as;

• Responsáveis pelas políticas de Governança: analisar a importância da participação da área de Negócios na determinação de diretrizes;

• Meios que serão utilizados para implantar a Governança: será através de um projeto? De vários? De operação?

• Escopo do serviço prestado pela plataforma: definir o Service Level Agreement o (SLA) da plataforma;

• Demandas que serão direcionadas para cada plataforma: no caso da existência de mais de uma delas na organização, definir fronteiras existentes entre as plataformas de desenvolvimento de software;

Um ambiente saudável dentro das corporações se consolida através da aplicação de diretrizes adequadas à Governança em SharePoint, que determinam a arquitetura da informação, o plano de comunicação, os padrões de desenvolvimento, a identidade visual, a continuidade de negócios, dentre outros. Porém, implantá-las seguindo às diretrizes de Governança de TI – com fronteiras claras entre aplicações que permitam integrações menos complexas – é essencial para que a gestão do sistema não se caracterize como má e que atenda à expectativa de Negócios da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.