Dataprev desenvolve solução com Blockchain para compartilhamento da base CPF

0

A Dataprev desenvolveu um novo serviço de troca de informações da base de cadastro dos CPFs baseado na tecnologia Blockchain. A solução bCPF (Blockchain do Cadastro de Pessoas Físicas) foi desenvolvida para a Receita Federal e busca simplificar o processo de disponibilização desta base de dados, com mecanismos seguros, integrados e eficientes. O projeto piloto, com participação do Conselho de Justiça Federal, foi lançado nesta terça-feira (20) e a previsão é que até julho de 2019 diversas entidades de todos os poderes e esferas estejam usando a solução para a troca de informações da base CPF.

Segundo o diretor de Tecnologia e Operações, Matheus Belin, a tecnologia foi implementada em tempo recorde e já apresenta o novo modelo de desenvolvimento da Dataprev, que vem sendo trabalhado por meio área de inovação. A equipe técnica da empresa precisou de apenas 4 meses para conceber e disponibilizar o bCPF em produção.

"É uma outra forma e concepção de desenvolvimento, fora da tradicional, com tempos menores e entregas mais rápidas. Além disso, estamos falando de uma solução que utiliza código aberto, customizada para o ambiente da Receita Federal", destacou Belin.

Ainda segundo ele, o uso da plataforma GovCloud – plataforma de serviços em nuvem para o governo – foi fundamental para garantir agilidade ao processo.  "Quatro tipos de tecnologias diferentes foram utilizadas no projeto: marketplace, APIs, nuvem e o Blockchain propriamente dito. São quatro matrizes de tecnologia que se transformaram no Blockchain as a service, novo serviço oferecido pela Dataprev".

O bCPF atende à Portaria RFB nº 1.788/2018, que trata do compartilhamento de dados no âmbito da administração pública federal envolvendo a tecnologia Blockchain.

O compartilhamento dos dados cadastrais, como a base no CPF, é uma obrigação das administrações tributárias e está prevista no art. 37, inciso XXII, da Constituição Federal. Além disso, o CPF é um dos números de identificação utilizados no Brasil, com mais de 800 convênios de troca de informações celebrados entre a Receita Federal e vários órgãos.

"A nova ferramenta muda a forma de compartilhamento dos dados de pessoa física para todos os entes de governo. Basicamente, os entes que recebiam uma cópia física ou arquivos da base CPF agora receberão o dado de CPF via Blockchain", explica Humbertho Mattar, gerente da Divisão de Estruturação, Processos e Tecnologia para Inovação (DIEP) e um dos integrantes da equipe que trabalhou no projeto.

Em linhas gerais, a principal mudança para a Receita Federal é em relação à segurança do processo. "O Blockchain é uma tecnologia que trabalha com graus de confiança. Então, quanto maior for a rede de pessoas consumindo o serviço, maior será a confiança, porque todo mundo recebe a mesma base", explica o diretor Belin.

Trata-se de uma rede permissionada em que apenas entidades autorizadas participarão, ou seja, apenas as instituições com as quais a Receita Federal já tem convênio. A solução prevê ainda smart contracts (contratos inteligentes), com funcionalidades e controles adicionais que tornam o bCPF seguro e possível.

A nova solução abre ainda uma frente de oportunidades para a Dataprev. "Esta é uma tecnologia disruptiva. É a primeira vez que desenvolvemos Blockchain na Dataprev e mais, que colocamos uma solução em produção em tão curto espaço de tempo. Este é um resultado positivo e nos credencia como uma empresa pública que desenvolve soluções com esse tipo de tecnologia", concluiu Belin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.