ESET dá dicas para comprar com segurança na Black Friday

0

A Black Friday de 2018 deve gerar até R$ 2,43 bilhões em vendas pela internet no Brasil, um equivalente a 4 milhões de pedidos online, de acordo com dados da pesquisa eBit/Nielsen. Sabendo da grande quantidade de transações virtuais nesta data, a ESET, líder em detecção proativa de ameaças virtuais, preparou algumas dicas que podem ajudar o consumidor a aproveitar os descontos da Black Friday com segurança:

– Prefira entrar na página oficial. Muitas vezes e-mails de ofertas são recheados de links maliciosos que levam para sites onde é necessário preencher cadastros com dados pessoais para um possível golpe.

– Além disso, confira atentamente a URL, ou seja, o endereço da página para saber se é real. Há golpistas que se aproveitam de nomes famosos para confundir o comprador. Em vez do "m" colocam "rn" para fazer acreditar que o usuário está na página "mercadolivre" quando na verdade está em "rnercadolivre". A identidade visual quase idêntica pode ajudar ainda mais na confusão.

– Quando receber e-mails, verifique o endereço do remetente e se não há erros de ortografia na mensagem. Caso ainda esteja em dúvidas, entre em contato com a marca para entender se a mensagem recebida é verdadeira.

– Cuidado com as promoções que chegam por Whatsapp, Skype ou Messenger do Facebook. Pode ser uma oferta de uma marca real, mas também pode ser o caso de um golpista se passando por empresas famosas, com o intuito de coletar seus dados ou instalar um software malicioso em seu dispositivo.

– Tenha bom senso. Não confie cegamente nas campanhas promovidas nas redes sociais. Os golpistas criam perfis falsos em redes como Twitter, Instagram ou Facebook para fazer campanhas publicitárias para que o usuário conclua a compra de uma oferta irresistível.

– Tome cuidado com anúncios online (banners e pop-ups, por exemplo). Muitas vezes eles podem ser utilizados por criminosos virtuais para redirecionar para sites maliciosos.

– Desconfie de tudo que não foi solicitado. Ignore boletos a pagar de produtos ou serviços que não solicitou ou um suposto prêmio a receber de uma promoção da qual não participou.

– Senso de urgência nem sempre é real. Cuidado com anúncios como "clique agora" ou "entre em contato o mais rápido possível", são formas bastante comuns de fazer o usuário agir sem pensar e colocar seus dados onde não deve.

– Por fim, cuide da segurança de seu dispositivo. Ao fazer uma compra ou operação financeira, use uma conexão segura, como uma rede wi-fi conhecida ou, melhor ainda, seu plano de dados pessoal. Além disso, quando for pesquisar e comprar, utilize um dispositivo com sistema operacional e antivírus sempre atualizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.