Publicidade
Início Blogueria Por que os assistentes virtuais são tão importantes para a experiência do...

Por que os assistentes virtuais são tão importantes para a experiência do cliente?

0
Publicidade

Os assistentes virtuais são comumente conhecidos por fazerem parte do universo de Contact Centers, muito usados para fazer a triagem das chamadas e direcionar os consumidores para a área indicada, resolvendo problemas primários e fáceis. Porém, quando bem treinados e aliados à Inteligência Artificial (IA), eles são capazes de analisar sentimentos durante o contato de um cliente e direcioná-lo para uma melhor jornada de atendimento de acordo com suas necessidades, sendo capazes de ir além das funções básicas conhecidas pela maioria.  

A IBM Institute for Business Value realizou um estudo com mais de mil empresas de diversos setores, em 33 países, que utilizam assistentes virtuais por um período entre seis meses e quatro anos. A pesquisa, intitulada “O Valor da Tecnologia de Agente Virtual”, revelou que 99% dos entrevistados obtiveram aumentos na satisfação do cliente como resultado da adoção de assistentes virtuais programados com IA.  

Embora o uso de tecnologias para assistentes digitais já exista há bastante tempo, essa tendência deve passar por ajustes constantes para que tenha sucesso por meio de processos de curadoria e manutenção. Em um mercado em que esse tipo de mão de obra é, indiscutivelmente, mais barata a longo prazo, empresas preocupadas em oferecer experiência de excelência a seus clientes devem priorizar investimentos em tecnologia para que esses bots sejam o mais personalizados (e humanizados) possível.O grande, mas necessário desafio, é combinar o melhor das máquinas (disponibilidade 24/7, rapidez e agilidade) com melhor do fator humano (compreensão, resolução e flexibilidade).  

Para criar um bom assistente virtual, é imprescindível considerar alguns fatores. O primeiro deles é que a inteligência é, na prática, um agente de software que realiza tarefas e serviços conforme interpreta suas interações com o cliente. Para isso, o bot precisa de uma boa base de dados e de muito treino para criar uma persona direcionada ao segmento de negócio desejado. Isso se dá por meio da aprendizagem de manuais e conceitos da empresa que, ao longo do tempo, a tecnologia vai aprimorando no reconhecimento de perguntas e direcionando respostas com maior assertividade.  

Escolher o tipo de metodologia e abordagem para a criação do bot também é fundamental para que ele tenha sucesso. A aprendizagem supervisionada é a mais comum no mercado, onde se faz necessário uma grande base de dados para treino e direcionamento do robô para seu aprendizado. Entretanto, em alguns casos, é possível aplicar uma abordagem por reforço, ou seja, em que a máquina tenta aprender a melhor ação dependendo das circunstâncias do processo a ser executado. Já a aprendizagem não supervisionada permite abordar problemas com pouca ou nenhuma ideia do que o resultado esperado possa ser.  

Como estratégia de abordagem para melhorar a jornada do cliente, é possível utilizar mais de um bot ao mesmo tempo, captando, analisando e tomando decisões que resultem em uma melhor experiência. Esse conjunto pode estar diretamente com o cliente ou como um assistente para auxiliar e aprimorar o atendimento. A maior capilaridade de integrações, base de aprendizagem adequada, curadoria eficiente e métricas de análise para tomada de decisão farão deste recurso um parceiro de baixo custo muito eficiente na retenção, fidelização e atendimento de clientes nos mais diversos canais de comunicação.  

A experiência positiva do cliente é a chave do sucesso para a perpetuidade dos negócios e pode ser potencializada com a escolha de um parceiro adequado que não olhe só para a tecnologia, mas consiga fazer um trabalho consultivo para o planejamento de uma jornada mais humanizada, o que pode proporcionar resultados muito mais satisfatórios e objetivos.   

Hoje em dia, instituições financeiras, governamentais, da área da saúde, lojas e tantas outras estão em busca de soluções tecnológicas que assistentes virtuais e Inteligência Artificial são capazes de oferecer. E, se isso já permite aumentar o número de atendimentos, otimizar sua qualidade, além da satisfação e fidelização dos clientes, é possível imaginar, para o consumidor, como é mais atrativo interagir com um robô mais parecido com o humano. Por isso, a aposta nessa tendência é pensar no futuro dos atendimentos. 

Alexandre Sona, Diretor de Tecnologia, Soluções e Inovação da Wittel.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile