Distrito Federal implanta sistema de gestão da saúde

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Em abril do próximo ano está prevista a inauguração do sistema de gestão da saúde no Distrito Federal, baseado no conceito de Community Health implantado pela TrakHealth, que trouxe a experiência de informatizar mais de 1.600 hospitais e centros clínicos no Reino Unido.

O projeto brasileiro envolve 150 hospitais, policlínicas e postos de atendimento. Terá cerca de 5 mil estações interligadas por uma rede da Brasil Telecom. O datacenter está na Codeplan com espelhamento na Ditec da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Jamil Mattar, diretor geral da empresa de origem australiana, explica que a primeira fase teve início com a gestão do estoque farmácia municipal (que propiciou uma redução de custos da ordem de 30%); em seguida haverá o cadastramento único (o sistema de saúde do DF atende uma população de cerca de 4 milhões de pessoas, pois além dos 2,5 milhões de habitantes do município, ele é procurado pelas moradores das cidades do entorno); em seguida haverá o cadastramento de todos os servidores da saúde para acompanhar a produtividade; e a última fase será a da implantação do prontuário eletrônico.

ATrakHealth que lançou recentemente a versão do prontuário para WEB (o FastTrak do ePR) garante que o mesmo não demanda longo prazo de implementação, e segundo Mattar, traz soluções rápidas e de imediato retorno.

?No sistema do Distrito Federal, por exemplo, serão incluídos os laboratórios clínicos, que se incumbirão de adicionar os resultados aos prontuários dos pacientes à disposição dos médicos; haverá a gestão do faturamento ao SUS- Sistema Único de Saúde e também o agendamento de consultas, exames radiológicos e de cirurgias?, explica.

Atendimento personalizado

A Trak Health também tem entre seus clientes a Amil Unidade de Resgate e de Home Care. Numa primeira fase estão desenvolvendo o projeto de gestão com a inclusão de todo o histórico dos pacientes no prontuário.

Em seguida, diz Mattar, a Amil pretende através de um serviço de call center, orientar e prestar atendimento personalizado aos seus clientes de forma ativa.
Dessa forma poderá orientar quais médicos e exames são mais são mais indicados para determinado cliente, para garantir melhor atendimento e ao mesmo tempo evitar consultas desnecessárias.

A empresa também está investindo na capacitação de pessoal para o segmento de tecnologia em saúde, através de um convênio com a FIA/FEA USP. E em breve deverá anunciar a criação de dois centros de competência em parceria com outras empresas de tecnologia.

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