O Itaú Unibanco redesenhou a experiência de uso de seu aplicativo. Agora, todos os correntistas do banco já podem acessar uma versão do app mais ágil e intuitiva, com significativas evoluções em termos de tecnologia, interface e usabilidade baseadas no uso de dados. Para isso, o banco desenvolveu o conceito Itaú Design Language (IDL), novo padrão que representa o futuro de relacionamento do Itaú com os clientes.
A nova linguagem é baseada em princípios claros, com objetivo de criar experiências ágeis, relevantes, simples para os clientes, a partir de uma proposta de valor que também oferece uma camada conversacional contextualizada para deixar a experiência mais próxima. Além disso, os clientes terão mais controle de sua gestão financeira e maior possibilidade de customização, podendo adicionar ou remover componentes e atalhos para tornar sua jornada mais funcional a partir de cada necessidade.
Nova experiência valoriza tempo do cliente com jornadas mais ágeis
Clientes do iti Itaú e Itaú Personnalité foram os primeiros a ter acesso ao Itaú Design Language, que foi disponibilizado gradativamente a partir do primeiro trimestre deste ano. Agora, a evolução chega também aos segmentos Itaú Agências, Itaú Uniclass e Itaú Private Bank, totalizando 100% da base de correntistas do banco de forma adaptada para cada perfil e necessidade de uso. Para os clientes Personnalité que já utilizam o aplicativo com novo layout e experiência de uso proporcionada pelo IDL, as jornadas de Pix, por exemplo, alcançaram ganhos de velocidade de até 30% em relação à experiência anterior.
A evolução do app contemplou ainda a implantação de uma nova área de experiências na tela que antecede o acesso à conta. Nela, o cliente tem acesso a uma série de atalhos úteis para seu dia a dia, tornando possível antecipar jornadas de transferências e outros pagamentos, além de consulta de extrato e outras funcionalidades, o que torna a experiência direta ao ponto, mantendo os habituais padrões de segurança Itaú. Desde a sua implantação, cerca de 40% dos clientes utilizam esses atalhos de forma recorrente.
Outra mudança significativa ocorreu na página inicial, com informações claras e relevantes sobre a conta do cliente, que o auxiliarão no dia a dia, como notificações de transações realizadas, atalhos de recorrência e outras ferramentas que facilitem sua vida financeira.
"A nova experiência é a reafirmação do nosso foco total em cliente. Nas transações mais recorrentes, a jornada precisa ser muito ágil e poupar tempo e esforço. Um outro aspecto onde investimos bastante foi na hiper-contextualização e comunicação individualizada, em função do comportamento e necessidade de cada cliente, em cada momento do tempo. Ao trazermos essa evolução para o aplicativo, estamos alavancando nosso nível de qualidade de experiência para um patamar significativamente superior, pautado em princípios de alta sofisticação e padronização em nossa linguagem, identidade e tecnologias que as sustentam. O novo app será uma plataforma em constante evolução e nossos clientes podem esperar uma série de outras novidades nos próximos meses", afirma João Araújo, diretor de Negócios, Plataformas e Experiências Digitais do Itaú Unibanco.