O aumento da penetração de smartphones e tablets abriu novas oportunidades para empresas em busca de maior engajamento com os consumidores. À medida que o comércio eletrônico migra também para dispositivos móveis, o gasto com publicidade móvel também registram expansão. Segundo um estudo da Juniper Research, o investimento anual em mobile marketing alcançará US$ 55 bilhões em 2015 em todo o mundo, quase o dobro dos US$ 28 bilhões previstos para este ano.
Os mercados com maior volume de gastos serão a América do Norte e a Europa, onde há a maior penetração de dispositivos móveis. A consultoria ressalta também o impulso provocado por tablets e smartphones na distribuição de cupons de desconto, modalidad de venda bastante popular nos EUA, que pode se tornar ainda mais difundido com a tecnologia móvel.
Ainda assim, o estudo classifica como "crítico” o estágio dos sites de varejistas para acesso por meio de dispositivos móveis, mesmo com a maior consciência e medidas das empresas no sentido de obter uma maior aproximação com os consumidores que utilizam esses aparelhos. “Se os varejistas realmente quiserem maximizar as oportunidades de monetização em mobilidade, eles terão de aperfeiçoar seus sites”, expõe o autor da pesquisa, Windsor Holden. “Se você está usando uma publicidade móvel em busca de novos consumidores, você precisa levá-los a um site no qual eles podem interagir confortavelmente. Os varejistas falham em responder a demanda dos clientes, e os que continuarem assim ficarão para trás”, alerta.