Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Portal criado pela Abes e BSA fecha ano com 31 mil denúncias...

Portal criado pela Abes e BSA fecha ano com 31 mil denúncias de pirataria de software

1
Publicidade

O Portal de Denúncia de Pirataria de Software, lançado em novembro de 2012 pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) e a Business Software Alliance (BSA), encerrou 2013 com 31 mil denúncias envolvendo a comercialização, aquisição ou uso de programas ilegais. Assim, 12 mil empresas foram vistoriadas e a maioria já realizou a regularização do software em uso.

De todas as denúncias, mais de 20 mil são únicas, considerando que uma empresa pode ser indicada diversas vezes. Deste total, 60% já foram vistoriadas impactando a regularização de diversas empresas. Hoje, o portal conta com 10 fabricantes cadastrados no programa: Adobe, Audaces, Autodesk, Dassault, Microsoft, Progress, PLM, Siemens, Sybase, Symantec e Tekla. As denúncias são encaminhadas aos fabricantes para verificação de acordo com o seu processo interno.

Com a ajuda do portal de denúncias e da sociedade ativa foi possível apreender 487.852 CDs e DVDs de software pirata no período. Além disso, 129 revendas de informática foram abordadas por autoridades policiais locais nas regiões Sul e Sudeste com suspeitas de comercializar programas de computador falsificado. Nesses locais, foram apreendidas 2.812 mídias piratas, sendo a região Sul a que obteve o maior registro de apreensões (1905) e revendas abordadas (80).

O canal para denúncias é uma das diversas ações das entidades para combater a pirataria de software no país. As denúncias são 100% anônimas e podem ser realizadas por qualquer cidadão que encontre irregularidades no uso, venda ou distribuição de software por lojas físicas, online e empresas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile