O que a Internet de todas as coisas significa para a segurança?

0

Existem dois tipos de empresas: as que foram invadidas, e aquelas que ainda não sabem que foram hackeadas.

Grandes players em todos os setores de mercado foram atormentado por violações de segurança ou incidentes em 2014, embora só a maioria dos ataques de alto perfil, fizeram seu caminho para as manchetes. Nós descobrimos que 100% das redes de negócios têm tráfego que vai para sites que hospedam malware, e o número de incidentes de segurança cibernética envolvendo agências governamentais dos EUA saltou 35% entre 2010 e 2013. Não há nenhuma indicação de que isso vai diminuir, e as tendências mostram que ataques continuam a evoluir em sua sofisticação e frequência.

Devido a isso, ele não é mais uma questão de se – mas quando – os criminosos vão entrar em nossas redes ou centros de dados.

No ano passado, durante o Fórum Econômico Mundial, escrevi sobre como a Internet of Everything (OIE) – um sistema nervoso global de redes que conectam pessoas, processos, dados e coisas – mudaria o mundo. Agora, um ano depois, já vimos o impacto. Wearable monitores de saúde e de desempenho, carros inteligentes, redes inteligentes, plataformas de petróleo conectadas. Fábricas inteligentes começaram a revolucionar a forma como trabalhamos, vivemos, brincar e aprender.

Uma nova abordagem para a segurança

A Internet of Everything apresenta uma oportunidade global de US$ 19 trilhões para se criar valor. No entanto, na era da conectividade onipresente, a segurança será uma preocupação ainda maior. Mas estender posturas de segurança de TI existentes para a Internet of Everything não será suficiente. Uma nova abordagem para a segurança, o pensamento questionador e inovação são fundamentais.

Exorto os líderes de hoje a considerar o seguinte:

A realidade é que não existe uma rede ou dispositivo confiável, e, muitas vezes, as pessoas são o elo mais fraco quando se trata de ameaças que entram um ambiente. Embora isso possa soar intransponível, é realmente uma oportunidade para as empresas uma abordagem da segurança como um motor de crescimento, através da concepção de estratégias que aproveitam a tecnologia e segurança. Temos de olhar para a segurança como algo contínuo – antes, durante e depois de um ataque.

Cada empresa é uma empresa de segurança

Para manter um forte nível de confiança com clientes, parceiros e colaboradores neste ambiente, as empresas devem pensar em si como empresas de segurança. Enquanto não há uma rede confiável, uma estratégia que incide sobre a questão core de segurança permitirá aos defensores de rede avançar além das habilidades de atacantes para abordar a rede estendida e ambientes de negócios em evolução.

Bons líderes precisam ser implacáveis em suas autoavaliações de segurança: Quais os controles que temos no lugar? Como muito bem foram testados? Temos um processo de comunicação? O que mais devemos saber?

Segurança não é mais apenas uma questão de tecnologia – que se aplica a todos. É necessário para a tecnologia e liderança de negócios alinhar e discutir os riscos potenciais e trabalhar juntos para encontrar soluções que protegem a propriedade intelectual e financeiro da mesma forma.

A vigilância global

A vigilância global e inteligência colaborativa são cruciais. Com nenhum conjunto comum de normas em vigor, o debate sobre a segurança da Internet está aumentando em todo o mundo. Cibercrime já está florescendo em áreas com governança cibernética fraca como na Europa Oriental.

Eventualmente, esta abordagem variada para a segurança poderia levar a restrição do fluxo de dados através das fronteiras. Um diálogo global entre governos, sociedade e setor privado, pode ajudar a criar um acordo sobre como proteger a economia da Internet. O progresso da Internet Engineering Task Force (IETF) e outros organismos de normalização estão fazendo o olhar futuro promissor através da colaboração, mas em última análise, cabe aos líderes de hoje a se unirem para resolver os problemas de governança cibernética.

A Internet of Everything pode transformar nosso mundo, mas para criar uma mudança significativa, temos de repensar a forma como nós estamos indo para garantir que todos possam aproveitar as oportunidades de uma forma segura. Nós temos que fazer isso de uma maneira que posiciona estrategicamente a segurança como um motor de crescimento não só para empresas individuais, mas também para a economia global. Se todo mundo na comunidade global olha para a segurança como uma causa comum que pode nos aproximar, então também podemos avançar juntos para resolver os problemas tecnológicos e econômicos de nosso mundo.

John Chambers, presidente e CEO da Cisco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.