Publicidade
Início Comunicações Mobile WhatsApp teria fornecido informações à Justiça dos EUA

WhatsApp teria fornecido informações à Justiça dos EUA

0
Publicidade

A causa das recentes tentativas de bloqueios do WhatsApp no Brasil envolviam requisições de cooperação em investigações, como pedidos de metadados de investigados. Isso foi algo que a empresa sempre negou ser possível fornecer devido à natureza do próprio sistema. Mas o aplicativo pode ter feito exatamente isso – mas para a justiça norte-americana. Recente apuração da Forbes afirma que o WhatsApp teria entregado “dados reveladores ao FBI em múltiplas ocasiões”, a maioria mostrando os números de celular utilizando, quando ocorreu, por quanto tempo e com quais endereços IP e identificadores (IMEI) estavam associados às respectivas contas. Diz ainda que dados de contatos e de localização “podem ter sido acessíveis à polícia”.

De fato, há a indicação de que houve requisições, mas não necessariamente que os pedidos foram acatados parcialmente ou totalmente. Porém, a existência de ordens judiciais bate com datas em que as respectivas investigações teriam sido concluídas.

O sistema de criptografia fim a fim do WhatsApp foi implantado para seus mais de 1 bilhão de usuários em abril do ano passado, mas uma ordem judicial do estado norte-americano de Ohio em maio pediu rastreamento de chamadas e mensagens de um suspeito em uma investigação de combate a drogas. A data, duração e tempo das comunicações seriam gravadas, assim como os números envolvidos, e também pedia detalhes de mensagens de texto SMS aos quais o aplicativo tem acesso. Tudo seria feito sem o consentimento ou aviso prévio ao investigado. Outro caso envolveu um acusado de ligação com células terroristas do Estado Islâmico. Na ocasião, o WhatsApp teria sido acionado em 2014 por meio de uma intimação.

Procurada por esta reportagem para se pronunciar e explicar o que de fato aconteceu e se haveria diferença no tratamento com a Justiça brasileira, a assessoria do WhatsApp não retornou até as 16h40 desta segunda-feira, 20.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile