Variação do IST no mês de janeiro fica em 0,58%

0

A Anatel divulgou pela primeira vez nesta quinta-feira (23/2) a variação mensal do Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), que servirá como base, a partir deste ano, para o reajuste dos contratos de concessão de telefonia fixa e exploração industrial de linha dedicada, bem como para remuneração de redes de telefonia fixa e móvel.

A variação do índice no mês de janeiro foi de 0,58%. Em comparação com outros indicadores, o IST, segundo a agência reguladora, apresentou menor variação que o Índice Geral de Preços (IGP-DI), que variou 0,72%, e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), 0,59%. O IST foi puxado sobretudo pelo grupo de despesas atrelado ao IPCA, que respondeu por 44,71% da variação total do IST.

Segundo o presidente substituto da Anatel, Plínio de Aguiar Júnior, o novo índice tem como principal vantagem a baixa oscilação em relação a outros índices do mercado, o que reduz a possibilidade de saltos em sua variação e, conseqüentemente, a possibilidade de surpresas no reajuste das tarifas. ?O IST é um dos componentes do marco regulatório que possibilitou a prorrogação dos contratos de concessão da telefonia fixa em dezembro do ano passado e evidencia a estabilidade que caracteriza o modelo brasileiro de telecomunicações.?

Informações sobre a metodologia de cálculo do IST, seus principais componentes, o valor das variações mensais e a regulamentação aplicada ao índice podem ser acessadas no portal da Anatel, www.anatel.gov.br, em uma página específica produzida pela Gerência Geral de Competição em conjunto com a Gerência Geral de Gestão da Informação da agência. A página também possibilita a visualização dos gráficos relativos à evolução mensal do IST e o cálculo automático do índice.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.