A R2 Direito, empresa especializada em ensino jurídico a distância, investiu R$ 3,5 milhões para aperfeiçoar sua infra-estrutura tecnológica, com o objetivo de atender ao aumento da demanda por aulas jurídicas on-line, que oferece gratuitamente em seu portal. A empresa paulistana pretende seguir o modelo do YouTube de compartilhamento de vídeos. Em janeiro, foram registrados 470 mil acesso/mês em seu portal, um crescimento médio de 2,5% ao dia. Ao todo, mais de 17 mil alunos baixam 90 mil aulas/mês.
"A expansão se dá por quatro motivos: os cursos são gratuitos, contam com renomados especialistas, são gravados em alta resolução (qualidade de DVD) e as mensalidades dos serviços de banda larga vêm caindo", afirma Reinaldo Piscopo, diretor de desenvolvimento de negócios da R2 Direito. "Confiamos na evolução e disseminação da banda larga no país e na mudança de perfil do advogado em relação à educação jurídica continuada."
O portal está sendo ampliado porque a R2 Direito colocou à disposição dos internautas uma multiplicidade de cursos, que são voltados a várias áreas jurídicas, inclusive o preparatório para o exame da OAB, além de palestras e entrevistas com renomados profissionais do mundo jurídico.
A R2 Direito calcula que deve atingir a marca de 10 terabytes de dados/mês transmitidos em seu portal até meados do ano. Para se ter uma idéia do volume de informação, para gravar 1 terabyte de dados seriam necessários 1.538 CD-ROMs ou 212 DVDs. Além disso, o portal também deve atingir 1 milhão de pageviews até o fim do semestre.