Brasileiro trafega em média 9 GB por mês através de smartphone

0
12

O usuário brasileiro de smartphone trafega em média 9 GB por mês. A maior parte disso (94%) acontece em redes Wi-Fi e apenas 6%, ou 540 MB, em redes móveis. É o que mediu a Informate, empresa norte-americana que monitora o comportamento de uso de smartphones em 12 mercados, através do app Data Diary.

Na comparação com os outros 11 países, o Brasil está em sexto lugar em tráfego médio mensal. À sua frente estão EUA (20 GB), Quatar (15 GB), Tailândia (10 GB), Turquia (10 GB) e México (10 GB). A lanterna está com a Indonésia (3 GB). Os números correspondem ao uso em dezembro passado..

Apps

Ainda de acordo com a Informate, os 10 apps com maior penetração nos smartphones brasileiros são todos de propriedade de apenas dois grupos: Google ou Facebook. Em ordem decrescente de penetração, a lista é a seguinte: WhatsApp, Google Play, Facebook, Chrome, Google, YouTube, Facebook Messenger, Gmail, Google Maps e Instagram. De maneira geral, esses mesmos apps predominam em todos os outros mercados analisados, salvo raras exceções, como BBM liderando na Indonésia e Line em segundo lugar na Tailândia.

A informate analisou também a penetração de algumas categoria em cada mercado. No Brasil, os percentuais de penetração verificados foram os seguintes: busca (80%); vídeo (66%); player multimídia (53%); rádio (25%); previsão do tempo (25%); comércio móvel (22%); bancos e serviços financeiros (20%); ebooks (16%); saúde (15%); viagem (12%); notícias (11%); pagamentos móveis (8%); TV (5%); cupons móveis (5%); e esportes (3%).

Note-se que algumas categorias relevantes, como comunicação e mensageria, não foram incluídas, e que há apps que se encaixam em mais de uma categoria, não sendo informado se estes foram computados em todas ou em alguma predominante.

Deixe seu comentário