De acordo com o Gartner, o gerenciamento de acessos e de identidades (IAM, sigla em inglês) é fundamental para o sucesso da Internet das Coisas. Os analistas indicam que a forma como esse gerenciamento é feito atualmente não fornece a escala ou não coordena a complexidade que a Internet das Coisas pode trazer para as empresas.
“Os líderes do setor devem reconsiderar como as abordagens tradicionais à segurança cibernética e o gerenciamento de acessos e identidades funcionam em um mundo no qual os dispositivos e serviços são tão abundantes, com diversas formas, e posicionados em diferentes pontos dentro do ecossistema de TI”, diz Earl Perkins, vice-presidente de Pesquisa do Gartner.
O crescimento da Internet das Coisas demanda que os líderes de TI assumam novos papeis e passem a gerenciar a complexidade dos acessos e das identidades de negócios digitais, uma vez que empresas, pessoas, serviços e coisas estarão dentro de um único quadro de controle. A Internet das Coisas não se refere apenas à introdução de formas diferentes de dispositivos em rede em momentos de negócios digitais. Trata-se de uma abordagem transformacional para a visualização e implementação do processamento, análise, armazenagem e comunicações.