Publicidade
Início Serviços Gerenciamento Mtel traz ao mercado serviço de gestão de performance de ativos de...

Mtel traz ao mercado serviço de gestão de performance de ativos de energia elétrica

0
Publicidade

A Mtel Tecnologia disponibiliza no mercado brasileiro um sistema que permite à empresa realizar remotamente monitoramento e gestão de todos os equipamentos elétricos de um cliente, da cafeteira aos aparelhos de ar condicionado. Por meio da automação, o Smart Energy é capaz de “conversar” tanto com os equipamentos plugados na tomada quanto com os quadros elétricos, possibilitando o eventual acionamento e desligamento de cada componente de maneira remota.

O diferencial está numa plataforma que tem a capacidade de centralizar diversos indicadores gerados por diferentes tipos de equipamentos, desde a energia elétrica, controle hídrico e de vazamentos, maquinário produtivo até nos mais avançados equipamentos de TI dos datacenters de uma corporação. É possível, por exemplo, obtermos indicadores de consumo energia elétrica de uma área específica de uma empresa através de um sistema de sensores wireless instalados de forma muito simples em um quadro elétrico ou mesmo efetuar um controle de temperatura de uma geladeira de uma loja de varejo.

Importante dizer que esta plataforma pode ser utilizada de maneira preventiva, pois é possível que de acordo com as regras de automação utilizadas, enviar alertas aos gestores que os ajudem a prevenir uma eventual quebra de um de seus ativos, como por exemplo, enviar um SMS ou um e-mail para o gestor de manutenção informando que o nível de água do reservatório do sistema de ar-condicionado está baixo e precisa ser reabastecido.

“Em um projeto-piloto, nossos relatórios apontaram baixa eficiência em um dos aparelhos de ar-condicionado na empresa. O fornecedor realizou testes, mas informou que não havia problemas. Nosso cliente optou por trocar o aparelho e logo percebeu o impacto na conta de luz”, conta Marco Barreto, especialista da equipe de Engenharia de Pré-Vendas da MTel. Ele explica que o mesmo se aplica a qualquer outro ativo. “Somos capazes de identificar um alto consumo de energia em um monitor de computador que, numa primeira vista, não aparenta problema algum”, completa.

O sistema da MTel também permite programar o acionamento dos equipamentos. Voltando ao exemplo do ar-condicionado, o mesmo pode ser ativado e desligado automaticamente todos os dias nos mesmos horários. Ou acionado apenas quando a temperatura atingir determinado nível. “Com isso, oferecemos aos nossos clientes aumento da eficiência energética, redução de custos operacionais, maior precisão nos relatórios de sustentabilidade e até prevenção nas falhas de equipamentos no caso de anomalias ou sobrecargas identificadas”, diz Barreto.

A tecnologia que foi desenvolvida em Portugal tem abrangência que ultrapassa os limites de uma empresa. Por meio dela, é possível instalar sensores para identificar alagamentos em grandes avenidas, por exemplo, para, a partir daí, ativar ou desativar sistemas de emergência. Tudo de maneira remota.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile