Venezuela arrecada US$ 735 milhões com pré-venda de criptomoeda

0

A Venezuela iniciou a pré-venda da petro, uma criptomoeda estatal que será respaldada pelas reservas petrolíferas do país. De acordo com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, a moeda atingiu um valor de intenção de compra de US$ 735 milhões em suas primeiras horas.

O governo explicou que cada unidade do petro será atrelado ao preço do barril de petróleo venezuelano. A expectativa do regulador de criptomoedas do país é que o recurso atraia investimento de países do Oriente Médio, como Catar, além de países europeus e dos Estados Unidos.

Líderes da oposição no país disseram que a venda constitui uma emissão de dívida ilegal, enquanto o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos alertou que ela pode violar as sanções aplicadas no ano passado, que impedem a bancos e investidores norte-americanos adquiram uma dívida venezuelana.

Para Maduro, o petro reforça a independência e soberania econômica da Venezuela ante os embargos dos Estados Unidos. Em sua analogia, ele comparou a criptomoeda à kriptonita, mineral fictício capaz de enfraquecer o Superman, em referência ao país norte-americano.

Ainda segundo o governo, um total de 100 milhões de petros serão emitidos, dos quais 82,4 milhões já estavam em pré-venda no anúncio. O restante será retido pela superintendência de Criptografia e Atividades Relacionadas da Venezuela.

A criação do petróleo foi anunciada por Maduro em dezembro do ano passado, com o objetivo de "avançar para novas formas de financiamento internacional para o desenvolvimento econômico e social do país", disse ele. A Venezuela enfrenta uma grave crise financeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.