Três falácias sobre metodologias ágeis

1

Metodologias ágeis são abordagens usadas na gestão de projetos e têm por objetivo contornar os problemas característicos dos processos tradicionais, oferecendo mais velocidade e eficiência à produção. O foco é gerar maior segurança entre as etapas de entregas e resultar em produtos mais consistentes para atender efetivamente aos objetivos do negócio.

Assim, os métodos ágeis como Scrum, Lean, XP (Extreme Programming), ASD (Adaptative Software Development) e FDD (Feature-Driven Development) buscam, às suas maneiras, quebrar os problemas em partes menores, com ciclos curtos e iterativos de desenvolvimento, que devem entregar partes funcionais do produto. Os requisitos e o escopo se tornam alteráveis e ajustáveis, na medida em que o time aprende sobre o que está criando. Também são fundamentados em colaboração constante com os clientes e em uma cultura de feedbacks.

A transformação digital gerou uma expansão do uso dessas estratégias: projetos de diversos setores e com diferentes fins utilizam esses métodos como um guia para aumento de produtividade e enfrentamento dos desafios principais. A popularização da prática, no entanto, começou a gerar discussões nas comunidades com opiniões divergentes sobre o tema, entre elas, afirmações falaciosas que distorcem a realidade e prestam um desserviço às empresas que pretendem tornar os processos ágeis em curto e médio prazos. Conheça algumas delas:

"A agilidade é um processo novo que veio para substituir o tradicional"

Este é um comentário muito comum e superficial sobre as metodologias. É importante entendermos que a agilidade está muito mais ligada a pessoas e cultura do que aos processos, ou seja, trabalhamos de forma colaborativa para o mesmo propósito, promovendo entregas e melhorias contínuas, com base em três pilares: Rapidez, Segurança e Adaptabilidade. Na prática, as equipes passam a responder rapidamente aos problemas que aparecem pelo caminho, garantem o funcionamento do sistema ao subir versões separadamente, sem causar danos, e se adaptam às diferentes demandas e situações.

"No Ágil não há documentação"

Essa é outra falácia que surge de processos muitas vezes mal implementados em alguns ambientes que carecem de direcionamento. As equipes que trabalham com metodologias ágeis têm documentações, ainda que mínimas e mais objetivas, necessárias para o direcionamento da compreensão do propósito a ser realizado. Estas documentações ficam armazenadas em repositórios privados de fácil colaboração com acessos restritos ao time que vai trabalhar no desenvolvimento e nas manutenções.

"Ser ágil significa não seguir o plano"

Esta é uma impressão que pode ser compartilhada por conta da rapidez na tomada de decisões, somada à liberdade individual e ao senso de responsabilidade de cada membro do time, mas também é um equívoco sua generalização. Ser ágil exige sim respostas rápidas às mudanças, mas não significa que não há um propósito ou roadmap a ser seguido. Independentemente do projeto, há sempre um backlog bem aderente às necessidades das áreas de negócios e o planejamento inicial de modo que seja minimamente viável o trabalho do time de desenvolvimento, enquanto as demais atividades serão refinadas ao longo da execução.

A confiança entre as pessoas das diferentes áreas é fundamental para o sucesso de qualquer método de trabalho ágil e, para construí-la, é necessário apresentar os detalhes de como os processos e os ritos serão realizados.

Felipe Kraus, head de Digital Business da TIVIT.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.