Callink utiliza WhatsApp como ferramenta de captação de colaboradores

2

Após dois meses de implantação, a utilização do WhatsApp na Callink como ferramenta de captação de novos colaboradores se consolida e supera as expectativas da empresa. Em apenas 60 dias de uso o número de processos seletivos agendados via contato por WhatsApp já representa 30,8% do total da empresa, que utiliza diversas outras fontes de captação. Entre as contratações efetivadas neste período, 41,5% tiveram sua origem por meio da ferramenta.  Além disso, a utilização do aplicativo representa uma redução no custo da captação.

Na análise dos resultados da utilização desta plataforma a equipe da Callink percebeu que os candidatos que entram em contato por este meio tem um índice maior de presença nos agendamentos, como explica a coordenadora de RH, Captação e Recrutamento, Daniela Lebrón Mattiello. "Conseguimos perceber que a utilização da ferramenta deu mais efetividade no processo de captação, que vai desde o contato do candidato até o agendamento do processo seletivo. Ganhamos muito em agilidade, pois a pessoa faz o contato via WhatsApp e já agendamos o seu processo de seleção. Percebemos também que o índice de ausência nas processos é menor nestes agendamentos do que nas outras formas de contato. Neste pouco tempo o uso da ferramenta se consolidou e representa 1/3 do volume de captações que realizamos por meio de quase 200 outras ferramentas e ações. É um sucesso e que superou nossas expectativas ", afirma a coordenadora.

A ideia de implantar o WhatsApp surgiu devido a sua grande utilização entre os jovens, que estão entre os principais públicos alvo de captação da empresa, e também por solicitação nas redes sociais. Atualmente uma equipe de três pessoas é responsável pelo atendimento da ferramenta e os resultados surpreendem. "Quando implantamos a ferramenta, esperávamos ter uma boa adesão de candidatos interessados para a realização de processos seletivos, mas a procura foi bem maior e os resultados superaram nossas expectativas. Além de ampliar a captação, ganhamos significativamente em agilidade no contato, no esclarecimento de dúvidas e principalmente no agendamento de processos seletivos. O uso do aplicativo na Callink tornou-se um dos principais meios de contato direto entre o público e a área de Captação, sem intermediários e sem demora", destaca Daniela Lebrón.

Outra vantagem da utilização da ferramenta está na forma de contato com os candidatos, como explica Sullen Gabriele, que é supervisora da equipe de Captação e acompanha de perto estes contatos. "Percebemos que é necessário nos adequar à linguagem dos candidatos neste primeiro momento, estar mais próximos deles. Com o WhatsApp nos respondemos a eles com mais simplicidade, de forma mais descontraída e propiciando mais interatividade. Chegamos a utilizar inclusive os ícones disponíveis no aplicativo e que faz sucesso entre seus usuários", explica a supervisora.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.