Número de ameaças móveis teve alta de 14% no último trimestre de 2014, aponta relatório

0

O número de malwares móveis catalogados no último trimestre do ano passado pelo McAfee Labs, divisão de pesquisa de ameaças da Intel Security, ultrapassou 6 milhões de amostras, um aumento de 14% em relação ao trimestre anterior. O relatório traz também detalhes sobre o kit de exploração Angler, cada vez mais popular, e alerta sobre programas potencialmente indesejados (PUPs) cada vez mais agressivos que mudam as configurações do sistema e coletam informações pessoais sem o conhecimento dos usuários.

No quarto trimestre de 2014, o laboratório acompanhou o aumento do kit de exploração Angler, uma das mais recentes contribuições da economia do "cibercrime como serviço" para as ferramentas prontas para uso, que oferecem funções cada vez mais mal-intencionadas. Os pesquisadores perceberam a migração dos cibercriminosos para o Angler no segundo semestre do ano passado, quando sua popularidade superou a do Blacole entre os kits de exploração.

O Angler utiliza várias técnicas de evasão para passar despercebido pelas máquinas virtuais, por ambientes de teste e por software de segurança e muda, frequentemente, seus padrões e suas cargas para ocultar sua presença de alguns produtos de segurança.

Este pacote de atividade criminosa contém recursos de ataque fáceis de usar e novos recursos tais como infecção sem arquivo, evasão de máquinas virtuais e produtos de segurança, além da capacidade de distribuir uma ampla gama de cargas, entre elas cavalos-de-Tróia bancários, rootkits, ransomware, cryptolocker e cavalos-de-Tróia de porta dos fundos (backdoors).

O relatório também identificou uma série de outros acontecimentos no último trimestre de 2014, tais como o fato de a Ásia e a África terem registraram as taxas mais elevadas de infecção por malwares móveis; a detecção de PUPs em 91 milhões de sistemas por dia — que estão ficando cada vez mais agressivos, se passando por aplicativos legítimos; e o fato de o número de novas amostras de ransomware ter voltado a crescer (155%) depois de um declínio de quatro trimestres.

O estudo constatou também uma retomada no crescimento do número de novos binários mal-intencionados assinados, com um aumento de 17% no total de binários assinados; e a detecção de 387 novas amostras de malware por minuto, ou mais de seis por segundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.