Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) América Latina supera Estados Unidos em número de ataques de malwares

América Latina supera Estados Unidos em número de ataques de malwares

0
Publicidade

A América Latina é uma das regiões de maior crescimento de usuários de internet, superando recentemente a América do Norte. Nos últimos anos, a região experimentou um aumento explosivo no número de usuários online – de 237 milhões em 2015 para 260 milhões registrados em 2016 pela Forbes – e,  com isso, ocorreu uma expansão semelhante nos desafios que acompanham esse crescimento – o que chamou a atenção dos cibercriminosos para os países locais.

Entre julho e dezembro de 2016, a Unit 42, centro de pesquisas de ameaças da Palo Alto Networks, observou cerca de 530 mil sessões únicas de malware desconhecido em toda a região da América Latina com ênfase no México, Brasil, Colômbia, Argentina, em mais de 37 mil amostras.

Durante esse período, 89% do malware analisado foi entregue por e-mail phishing, seguidos de simples navegação na web por usuários, com destaque para o formato variante de ransomware conhecido como Locky. O Locky foi descoberto em fevereiro de 2016 e apresenta risco por utilizar Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP) para criptografia e está evoluindo constantemente para driblar os controles de segurança. No final de novembro e início de dezembro, durante período de compras natalinas, o estudo revela um aumento significativo na quantidade de atividade maliciosa na região da América Latina – o que demonstra de forma indireta um aumento no formato de compras online.Já às vésperas do Natal e logo depois desta data houve uma queda brusca nas atividades registradas, conforme gráfico abaixo:

clique na imagem para ampliar

Outro destaque do estudo está relacionado a uma série de ataques ao sistema financeiro vinculado ao Grupo Lazarus. O ataque visa o sistema de pagamento SWIFT, mudando sites de instituições financeiras para redirecionar as vítimas a um exploit customizado. Dois websites de instituições na América Latina, no México e Uruguai, especificamente, foram identificados por redirecionar vítimas ao utilizar vulnerabilidades do Adobe Flash e Microsoft Silverlight. Os pesquisadores também detectaram uma lista de sub-redes direcionadas dentro do código exploit e estes incluíam endereços IP do México, Chile, Brasil, Peru e Colômbia. 

O estudo apontou que o México foi o mais prejudicado no segundo semestre do ano passado, com 54% dos ataques concentrados no país. Em seguida vem o Brasil, atingindo a marca de 31%, com destaque para o formato variante de ransomware Locky, que gerou mais de 70% de toda atividade maliciosa no território. Além do Locky, a Unit 42 também observou a atividade de uma campanha chamada Distribuição CerberSageque utiliza documentos maliciosos do Office para entregar não apenas Locky, mas também outro dois tipos de ransomware, Cerber e Sage.

O Cerber trata-se de um ransomware atualizado regularmente e com uma taxa elevada do sucesso em criptografar hosts. Já o Sage é um ransomware mais novo com comportamento semelhante a outros como Locky ou Cerber, mas consegue geolocalizar a vítima e adicionar um mecanismo de persistência para que a infecção começe toda vez que o usuário faz logon no Windows.

Na Argentina, 66% das atividades maliciosas foram provenientes do Locky e 98% do Bayrob Trojan, que também afetou fortemente a Colômbia. Descoberto em 2007, o Byrob permite acesso completo ao host infectado para roubo de informação pessoal, como número do cartão de crédito. Curiosamente, a Colômbia foi um dos poucos países no mundo inteiro que não registraram maioria de ataques por Locky.

A América Latina está em rápida expansão de usuários de internet e a tendência é aumentar. E os cibercriminosos estão cientes desse fenômeno e passaram a tratar região como um mercado emergente que merece investimento. O roubo de informações e a atividade de Trojans bancários também merecem atenção, pois podem indicar que os criminosos estão observando o aumento do uso de serviços bancários online e outros serviços virtuais no dia a dia na região.

Com esse cenário, é fundamental que sejam implantadas estratégias fortes de cibersegurança em toda a região. O aproveitamento de políticas básicas, como privilégios de usuário, bloqueio de anexos executáveis em e-mails e atualização de aplicações podem impedir os agentes maliciosos de concluírem o ataque. Emparelhar essas políticas com a implementação de tecnologias de segurança pode aumentar a eficácia das estratégias e manter uma postura de segurança em toda a região.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile