Publicidade
Início Blogueria Sistemas de biometria de voz transformam processo de identificação de usuários

Sistemas de biometria de voz transformam processo de identificação de usuários

0
Publicidade

Perguntas de validação comuns, como nome dos pais ou local de nascimento, podem ser descobertas pela Internet. Já a voz humana tem características únicas que não podem ser imitadas, ou seja, as tecnologias de biometria são capazes de melhorar a experiência do usuário, além de tornar as operações mais seguras.

Hoje em dia, contamos com sistemas de biometria de voz reconhecidos como os mais sofisticados do mundo e em uso por mais de 50 milhões de usuários, que são capazes de identificar tentativas de fraude como gravações e imitações.

Esses sistemas de reconhecimento e processamento de voz já atingiram o ponto de maturidade tecnológica no Brasil e estão cada vez mais sofisticados, ágeis e simples. O objetivo da tecnologia é automatizar os processos de reset de senha, que deixam de demandar o uso de pins ou senhas alfanuméricas. Essas, por sua vez, são trocadas por uma mensagem-chave que identifica o usuário por meio de características únicas em sua voz.

Como exemplo de uma aplicação prática, podemos optar pela biometria de reconhecimento de voz para automatizar o processo de autenticação e de validação de acessos em operações de atendimento remoto, service desk. A tecnologia é aplicada, por exemplo, quando o usuário aciona a central de atendimento via telefone para comunicar que esqueceu a sua senha de acesso a serviços corporativos.

Com a biometria, senhas alfanuméricas são trocadas por uma mensagem-chave que identifica o usuário por meio de características únicas de sua voz. Em termos de eficiência, o apelo das tecnologias de biometria de voz e arrebatador, principalmente no que se refere à rapidez no processo de identificação de usuário. O que antes demandava cerca de 30 segundos, passa a ser feito entre cinco e dez segundos.

Alguns mercados que podem se apropriar dessa tecnologia são os grandes bancos, administradores de cartão de crédito e instituições financeiras. A lógica nesse caso é simples, pois um atendente pode esquecer uma senha numérica, mas jamais a sua própria voz. Por isso, a implantação da voz do usuário como senha única de acesso a sistemas gera um retorno sobre investimento claro na implementação da tecnologia.

A startup Full Face, por exemplo, está apostando em tecnologia de biometria facial, 100% brasileira, que permite fácil integração com hardwares de captura de imagem, incluindo smartphones e tablets. Dessa forma, ela cria uma identificação única para cada indivíduo, sem limites de tamanho do banco de dados, permitindo serviço em nuvem, com uma precisão de até 99%, podendo distinguir, inclusive, gêmeos idênticos. Esse cenário mostra que a biometria tem um grande potencial no mercado brasileiro, podendo mudar significativamente a realidade das corporações, especialmente na era da transformação digital.

Alexandre Winetzki, presidente da Woopi.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile