Publicidade
Início Blogueria Estratégia de dados requer propósito, estrutura e foco

Estratégia de dados requer propósito, estrutura e foco

0
Publicidade

A capa da The Economist anunciou há algum tempo: “dados são o novo petróleo”. Da saúde às telecomunicações, não há dúvidas, os dados são importantes para diferentes setores da economia. Afinal, para sobreviver ou competir, é preciso ser ‘data oriented’ de alguma forma.

Pensando nisso, Steve Lohr, um antigo repórter de tecnologia do The New York Times e autor do livro “Data-ism: a revolução transformando a tomada de decisões, o comportamento do consumidor e quase todo o resto”, criou o termo ‘data-ism’ para verbalizar que existe uma forma de analisar todos os tipos de dados gerados, e reforçar que esses algorítimos são poderosos, pois eles podem orientar a forma como as decisões deveriam ser (ou serão) tomadas. Um exemplo disso é a explosão do machine learning e inteligência artificial.

Não há dúvidas que os dados são o combustível de uma organização e fator importante para a transformação digital. No entanto, eles precisam ser enxergados como estratégicos para a área de negócios. Uma pesquisa recente da Mckinsey mostra que 75% da receita típica das empresas vêm de produtos/serviços que elas oferecem; embora 30% delas optem por não otimizar esses preços, com big data esse cenário está mudando. A companhia acredita que a diferenciação na estratégia e otimização dos preços usando analytics está se tornando mais palpável para as organizações – o que faz aumentar o potencial de receita.

Embora avançado, o big data ainda precisa alcançar um nível de maturidade no setor corporativo, e em tantos outros setores, como entretenimento, por exemplo. É preciso, melhorar a análise de consumidores na internet e gerar serviços mais personalizados e focados no cliente; que tal escuta-los? Social listening é simples, existem ferramentas baratas e o impacto é enorme.

Gerenciei um case numa empresa de tecnologia, juntamente com a agência de marketing, o compositor e o distribuidor de conteúdo, relacionando a música e usando este tipo de ferramenta, perguntamos e escutamos milhões de fãs. Em poucos dias co-criamos um hit e fizemos um clipe, que teve mais de 10 milhões de curtidas no youtube. Imagine este mesmo impacto nos seus negócios?

Dentro desse processo é preciso ter propósito e estratégia. Isso começa na mentalidade de quem coleta os dados. E, do lado da gestão, que usará os dados para tomar decisões de negócios mais direcionadas e assertivas com base nessas informações, é preciso planejar e ter estrutura, contar com ferramentas internas capazes de coletar, analisar dados dos clientes internos e externos para otimizar os serviços oferecidos, e examinar os ‘sentimentos dos clientes’. Por isso, quando o big data está incluído nessa estratégia, a experiência dos negócios pode ser transformada.

Uma das maneiras de fazer isso é por meio do uso de um software de CRM (Customer Relationship Management) que apoie a gestão e o relacionamento com clientes. O portal de notícias da Colômbia, El Tiempo, é um bom exemplo. Com o desafio de aumentar sua audiência, adotou uma ferramenta de CRM para, a partir dos dados gerados pelos seus usuários, ter a visão completa da jornada deles. Os resultados? Aumento de 20% nas vendas por causa de contatos mais assertivos; o índice de contatos positivos passou de 45% para 78%, o que permitiu ao portal investir em campanhas mais assertivas para os seus usuários. Esse tipo de aplicação prova que a interpretação de dados apoia as empresas estrategicamente, por conter informações capazes de otimizar e personalizar as interações, tornando-as mais assertivas.

E, na era de usuários ‘móveis’, as aplicações de CRM ajudam a acompanhar a jornada do usuário, a manter a qualidade dos dados sem perder de vista informações importantes e úteis para será ágil e crescer exponencialmente. O ponto fundamental é que não existe mais diferença e nem barreiras em fazer marketing para B2B ou B2C, o foco é H2H ou P2P, human to human, pessoas para pessoas.

Carmela Borst, diretora sênior de Marketing da Infor para América Latina.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile