Prefeitura do Rio fecha parceria com a TIM para montar mapa de deslocamento na cidade durante a pandemia do COVID-19

0

A TIM fechou parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro para análise de dados de deslocamento que vão permitir rastrear as concentrações e movimentos de pessoas nos territórios afetados pela pandemia. As informações serão coletadas com o intuito de auxiliar no controle do vírus na cidade, já que permitem que os órgãos governamentais avaliem a eficácia das medidas que já foram implementadas por eles, e de facilitar a tomada de novas decisões.

"A parceria tem como maior objetivo munir a Prefeitura do Rio com dados em tempo real que podem impactar ativamente a estratégia de contenção do vírus. São informações massivas acessíveis a todas as operadoras que preservam o anonimato dos clientes, mas que se tornam valiosas num momento em que entender o movimento da população significa prever a movimentação do COVID-19. Para TIM é muito importante poder apoiar o País nesta fase desafiadora, fornecendo ferramentas essenciais para o controle da doença", explica Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

A solução consiste em traçar "mapas de calor" com base na concentração de usuários por localidade em determinado momento. Neste primeiro momento já é possível entender a movimentação das massas pela cidade e a adoção de medidas de reclusão "quarentena" em todos os bairros de Rio de Janeiro. A operadora está buscando alternativas para cruzar os focos epidemiológicos do vírus e pontos de alta concentração de pessoas nas ruas a fim de evitar o crescimento acelerado como foi visto em outros países do mundo. Todas as informações coletadas são anônimas, respeitando critérios de confidencialidade e segurança de dados pessoais, segundo prevê a Legislação.

A operadora enviará informações online sobre o perfil de deslocamento de pessoas, por toda a cidade do Rio de Janeiro. Isso será possível graças às antenas que a operadora possui espalhadas pela cidade. Assim, os órgãos públicos poderão avaliar a tendência de mobilidade dos bairros antes e depois da pandemia, entender se as pessoas estão respeitando a reclusão, analisar se um bairro ou uma região especifica está sofrendo aumento populacional ou não e com isso subsidiar ações das autoridades competentes no que tange ao contingenciamento da propagação do vírus.

A TIM já foi parceira da Prefeitura em um projeto semelhante em 2016, auxiliando nas medidas de segurança e transportes durante os jogos olímpicos do Rio. O modelo poderá ser facilmente replicado em outros estados brasileiros, em parceria com governos locais, auxiliando o País a controlar a epidemia em todo o território nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.