Kunumi e Grupo Fleury lançam ferramenta para apoio ao diagnóstico de COVID-19 com IA

0

A Kunumi, empresa brasileira de inteligência artificial, e o Grupo Fleury avaliam, em fase beta, uma ferramenta que aplica inteligência artificial para auxiliar no diagnóstico de COVID-19. O objetivo é apoiar a comunidade médica na triagem de casos de COVID-19 ao identificar, por meio de análise dos dados de hemogramas, a possibilidade de um paciente estar ou não infectado. Com isso, é possível dar mais agilidade na assistência a pacientes e no manejo da pandemia, principalmente em ambiente hospitalar.

A ferramenta lança mão de uma tecnologia proprietária da Kunumi, batizada de Petri, que usa dados encontrados em hemogramas para alimentar modelos de aprendizado de máquina com o potencial de auxiliar a comunidade médica a identificar rapidamente casos suspeitos de COVID-19. Desta maneira, os médicos ganhariam uma alternativa para triagem rápida e baseada em um exame acessível.
Durante a pesquisa que deu origem ao modelo, as equipes de tecnologia e clínica da Kunumi e Fleury se debruçaram sobre os dados de exames moleculares "padrão-ouro" – os famosos RT-PCR – e hemogramas de pacientes, positivos ou negativos, para treinar a ferramenta, fazendo com que ela detectasse padrões de COVID-19 nos hemogramas realizados pelo Grupo Fleury. Ao final, depois da testagem de mais de 400 mil exames, os resultados apontaram para uma acurácia superior a 90%, tendo sido extensamente discutidos e validados por ambos os times.

O próximo passo envolverá a validação em ambiente de Beta Testing, onde a ferramenta será utilizada através de uma plataforma web para avaliação de sua interface e usabilidade. Além desta versão web, ela também será disponibilizada para integração direta, através de APIs, em bancos de dados de clínicas e hospitais, podendo processar milhares de exames por minuto e contribuindo para dinamizar processos de triagem e desafogando sistemas.

Os médicos, serviços de saúde e hospitais que tiverem interesse na ferramenta podem entrar em contato com o time através do e-mail petri@kunumi.com para se cadastrarem em uma Lista de Espera.

Mantendo seu compromisso no desenvolvimento ético e responsável de tecnologias, a Kunumi utiliza um conjunto de dados enxuto presente nos hemogramas, zelando pelos padrões de segurança e privacidade aderentes à LGPD.

Em linha com a missão de contribuir para a distribuição de conhecimento e aproximar pesquisa científica de ponta e aplicações na sociedade, a Petri é mais uma das iniciativas da Kunumi voltadas para a pauta de Impacto. "O trabalho da Kunumi é trazer um novo olhar para desafios complexos, por meio da inteligência artificial, para apoiar a construção de soluções para um futuro mais equilibrado", afirma Gabriella Seiler, executiva da Kunumi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.