O porquê do Tech? Lawtech, Legaltech e Insurtech

0

Muito se tem falado que dados são o novo ouro e cada dia mais essa afirmação se confirma! Da mesma maneira, parece ser consenso que a incorporação de novas tecnologias aos serviços prestados às atividades jurídicas e securitárias está atrasada em relação a outros setores como Auditoria/Consultoria, Financeiro e até mesmo do Jornalismo.

Justamente desta dificuldade de quebrar as barreiras tradicionais de setores com experiência e conceitos arraigados de séculos surgem as Lawtechs/Legaltechs e as Insurtechs.

Esses novos tipos de empresas, normalmente criadas por pessoas jovens ou com visão disruptiva sobre a forma como as coisas funcionam em seus mercados – StartUps – introduzem elementos de tecnologia e software no fornecimento dos serviços, rompendo com as tradicionais formas de entrega, para fornecer serviços de uma forma realmente inovadora, repetível e escalável, resolvendo um problema/dor de seus clientes.

Talvez o exemplo mais próximo seja o das Fintechs que, desde a metade da década passada começaram a incomodar os tradicionais bancos.

Com estruturas mais leves e conectadas à necessidade real do cliente, essas Startups – como Nubank, Ebanx, Stone, PagSeguro (Unicórnios – com avaliação superior a 1 Bilhão de Dólares) – desafiaram o mercado, trazendo um melhor atendimento ao consumidor e um desafio de melhoria e adaptação para os centenários Bancos brasileiros.

Da mesma forma esse fenômeno começa a se desenvolver no mundo jurídico. O advogado tradicional que não conseguia apresentar respostas às tradicionais perguntas de seus clientes como "Quais a chance de ganhar o processo?", "Quanto tempo ele demorará?" e "Devo fazer um acordo?" – agora já possui ferramentas e dados para respondê-las.

Na próxima década, a tecnologia irá alterar radicalmente o Mercado Jurídico, sendo que novas formas de prestação dos serviços surgirão, novos fornecedores entrarão no mercado e o trabalho dos tribunais serão transformados. A menos que os agentes se adaptem, diversos negócios jurídicos fecharão as portas, sendo que, por outro lado, uma nova gama de oportunidade surge para empreendedores e jovens advogados criativos.

As Lawtechs já são uma realidade no Brasil e no mundo e facilitam o trabalho do advogado aumentando sua produtividade (com a automação de atividades repetitivas) e garantindo uma maior assertividade de suas conclusões. De outro lado, a advocacia artesanal vê seu espaço reduzido.

Isso vale para o tradicionalíssimo mundo do seguro, com seus mais de 400 anos (desde a fundação do Lloyd's londrino e o mundo moderno do seguro), e que atualmente começa a ser chacoalhado pela capacidade de gestão de informação de eventos passados (como modelagem estatística e análise preditiva – como aplicado no universo das Lawtechs) e pela dinamização da relação entre segurado/cliente, corretora e seguradora

Aqui temos a mesma solução de dores dos clientes dos bancos, com um ferramentas tecnológicas que trazem maior dinamismo no atendimento, reduzindo a necessidade de intermediação dos corretores, tornando a conversa mais fluída e acelerando os processos de contratação e indenizações

De outro lado, o enorme volume de dados disponíveis (Big Data) permite que com ferramentas tecnológicas, quase qualquer risco/situação possa ser objeto de análise, subscrição e criação de seguro específico para cada necessidade com alto grau de confiabilidade dos resultados.

Inclusive, dentre os riscos analisados, estão aqueles relacionados aos processos judiciais, nas relações entre empresas e seus consumidores, indústrias e seus trabalhadores e governo com a população. Daí o surgimento de seguros para a cobertura dos riscos jurídicos, como de Responsabilidade Civil para Relações de Consumo da EHTS e da MDS Insurance

Não é por outro motivo que grande parte dos investidores, veem as Insurtechs como o mais novo filão do já lotado mercado de Fintechs e o novo centro de surgimento de unicórnios brasileiros.

Se os dados são o novo ouro, há que se aproveitá-lo, minerando e se adaptando!

Fabio Floh, CEO da EHTS, advogado e Doutor em Direito pela USP com quase 20 anos de experiência em cargos de gestão de Departamentos Jurídicos (Parmalat/LAEP) e Escritórios de Advocacia (Tozzini Freire, entre outros).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.