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Vertem investe mais de R$ 15 milhões em plataforma white label de cashback e recompensas

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A Vertem, holding focada no desenvolvimento de ecossistemas de negócios, anuncia a evolução de sua plataforma de loyalty com a nova modalidade de cashback disponível aos clientes. Trata-se da primeira ferramenta white label do país que permite às empresas atrelar seus programas de fidelidade à criação de um marketplace próprio, com geração de créditos em pontos ou dinheiro para seus consumidores. Em operação desde outubro de 2020 para empresas como Itaú (Iupp), Unilever, Porto Seguro, entre outras, a plataforma compõe o portfólio de soluções do grupo para fidelizar e engajar consumidores, parceiros de negócios e colaboradores em um único ambiente, com possibilidade de integração também do varejo físico, por meio de tecnologia proprietária.

Batizada de “Shopping”, a nova modalidade da Vertem teve investimentos de mais de R$ 15 milhões e foi desenvolvida para oferecer ao mercado uma nova possibilidade de relacionamento entre marcas e consumidores. Por meio da integração de benefícios com alto valor agregado a ecossistemas de vendas e serviços, o Shopping permite que as companhias tornem suas ofertas ainda mais relevantes para os consumidores. Estima-se que, a cada real liberado em cashback, o cliente gera novos gastos com um valor duas vezes e meia maior que esse investimento e pode ainda dobrar sua frequência de compras.

A plataforma da Vertem integra-se aos sistemas das companhias por meio da tecnologia software-as-a-service (SaaS), que garante uma aplicação rápida e simplificada; ela permite que o cashback seja gerado em compras on e off-line ou que os usuários usem seus créditos como descontos em redes selecionadas por meio da identificação do CPF no ato da compra. Além disso, a plataforma pode ser customizada por meio de recursos avançados, ajustando as regras de negócio e a identidade de marca de cada programa. O sistema também possui uma arquitetura baseada em nuvem, que proporciona elasticidade e segurança para apoiar seu crescimento.

“O grande diferencial que trazemos com o Shopping é que, a partir da lógica de negócio estruturada pelo nosso cliente, o consumidor final poderá comprar produtos de parceiros em nosso marketplace, no site dos parceiros ou em lojas físicas que estejam integradas ao nosso ecossistema. Na sequência, uma porcentagem do valor da compra será revertida a ele em uma das seguintes formas: cashback em pontos nos programas de fidelidade dos quais participa; ou saldo na conta corrente, conta digital ou conta de pagamento, no caso de instituições financeiras e fintechs”, ressalta Raphael Mello, CEO da LTM, companhia que integra a Vertem.

Para as empresas, outro diferencial está na geração de novos negócios dentro do ecossistema, pois a plataforma tem parcerias com mais de 150 das principais marcas do varejo e parceiros de nicho, com milhões de opções em produtos para compra e ganho de dinheiro de volta. O sistema provê conhecimento da audiência, presença em diversos canais de atendimento, recursos para criação de campanhas promocionais com ofertas relevantes e traz a possibilidade de acompanhamento de métricas e resultados das ações.

Mello destaca que “uma empresa pode se beneficiar de descontos e ofertas financiadas pela indústria, que, em contrapartida, atinge uma base maior de clientes. Nesse sentido, o principal benefício da estratégia é a redução do custo de aquisição do cliente (CAC), pois o cashback ajuda a atrair novos clientes com ofertas financiadas pelo varejo. Ou seja, o valor que seria investido pelas empresas para qualificar leads (possíveis clientes) e convertê-los acaba sendo diluído pelo comissionamento proveniente do varejo e demais parceiros de negócio que participam do ecossistema”.

A contratação pode ser feita de forma modularizada, indo da licença de uso da ferramenta até a operação completa da solução. Com isso, as empresas também ganham com a automação de seus processos operacionais. Por meio do Shopping, a Vertem oferece uma comunicação eficiente e humanizada com o consumidor final, processa e efetua a análise de dados transacionais e comportamentais para validação de modelos, hipóteses e tomadas de decisão. Também conta com um time de profissionais multidisciplinares, focados na automação contínua de rotinas operacionais, e no apoio estratégico aos times de negócios e de governança do cliente.

“O Shopping entrega serviços para que o cliente possa gerir seu marketplace, suporte exclusivo, ativação de participantes, analytics, gestão financeira e tecnologia de ponta. Por meio de um time dedicado exclusivamente ao desenvolvimento e à evolução do produto, teremos melhorias constantes na plataforma. Com isso, buscamos explorar um mercado que apresenta múltiplas oportunidades de crescimento e negócios e está em ascensão no mundo todo”, finaliza Mello.

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