Parceria entre InovaHC, Claro e Embratel vai estrear 5G em centro cirúrgico

0

Um programa de colaboração entre Claro, Embratel e InovaHC, o núcleo de inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) vai permitir a entrada do 5G na sala de cirurgia robótica do centro cirúrgico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). O projeto inclui a participação estratégica do beOn Claro, hub de inovação da operadora; da Embratel, que irá integrar soluções e habilitar a infraestrutura digital da iniciativa; da Ericsson, que fornecerá todos os equipamentos; e da startup NuT, de Natal (RN), responsável por implementar as técnicas de integração de dados. A estrutura para os primeiros testes já está implantada – o que faz do HC o primeiro hospital público do Brasil a utilizar a tecnologia de quinta geração da internet móvel. A operação deve começar ainda no primeiro semestre deste ano, com a execução de uma prova de conceito (PoC).

Nesta prova, os parceiros vão integrar as informações de monitoramento do paciente cirúrgico em uma base de dados que permita o acompanhamento e avaliação pela equipe médica de forma remota, pelo celular, por exemplo. Esses dados prioritariamente serão vinculados aos equipamentos do chamado carro de anestesia, aparelho onde é feito o monitoramento dos sinais vitais durante a cirurgia. Dessa forma, os agentes poderão fazer a avaliação tecnológica de latência, velocidade, estabilidade, qualidade e segurança, entre outros itens, na transmissão e demonstração dos dados via tecnologia 5G. As informações permanecerão dentro da instituição e serão transmitidas e organizadas em um banco de dados de forma anonimizada, ou seja, sem que possa identificar a que paciente se referem.

Com a chegada da quinta geração da rede de internet móvel no Brasil, o objetivo é desenvolver um ecossistema de inovação para a cocriação de novas soluções em saúde com as tecnologias 5G e IoT (Internet das Coisas). Além da otimização dos centros cirúrgicos, nas próximas etapas da pesquisa, a integração de tecnologias vai possibilitar mais segurança e qualidade às cirurgias e também o desenvolvimento de novos serviços de apoio e educação a distância.

"Para o InovaHC, a colaboração entre o Hospital das Clínicas, Claro e Embratel fortalecerá o ecossistema de inovação, possibilitando os testes de novas tecnologias com potencial de trazer muitos ganhos para a saúde", comenta Marco Bego, diretor do núcleo de inovação do Hospital das Clínicas.

De acordo com o diretor do beOn Claro, Rodrigo Duclos, toda a dimensão e expertise do Hospital das Clínicas somada às iniciativas do InovaHC, seu hub de inovação, forma o ambiente ideal para fomentar iniciativas inéditas, um dos pilares que tem norteado as ações da Claro, principalmente em relação ao 5G. "Esta parceria vai nos trazer a oportunidade de cocriar e aprimorar aplicações em colaboração com profissionais e pesquisadores que estão entre os mais especializados do País neste segmento aliando o alcance global do beOn Claro nos ecossistemas de inovação aberta", afirma.

"O intercâmbio de experiências proporcionado pela parceria da Claro e da Embratel com a Ericsson, a NuT e o InovaHC permitirá a criação de soluções disruptivas, a identificação de novos mercados e o fomento da inovação a partir das novas redes, novos sensores e da computação de borda, possibilitando a descoberta de novas oportunidades para suprir as necessidades da área. A Embratel está muito orgulhosa de realizar a integração das soluções utilizadas no projeto, habilitando toda a infraestrutura digital necessária", destaca Maria Teresa Lima, Diretora-Executiva da Embratel para Governo, lembrando que a rapidez no tráfego de dados e a segurança proporcionadas pelo 5G são fundamentais para garantir a transformação digital na área da saúde.

De acordo com o Vice-presidente de Negócios da Ericsson, Tiago Machado, para oferecer conectividade 5G na sala de cirurgia robótica do centro cirúrgico do Icesp, a Ericsson entrou como parceira no projeto e instalou toda a infraestrutura da rede de alta tecnologia para garantir eficiência e segurança às cirurgias. "O 5G vai transformar a experiência de conectividade móvel como conhecemos, sobretudo na telemedicina e, para a Ericsson, é motivo de muito orgulho poder apoiar nossos clientes e parceiros nessa iniciativa inovadora que permitirá ao maior complexo hospitalar da América Latina iniciar uma jornada em direção ao futuro", conta Machado.

A chegada do 5G no Brasil representa um avanço tecnológico com impactos em segmentos variados, de governo a empresas passando pela assistência médica. A tecnologia amplia a capacidade de transmissão de dados e reduz o tempo de resposta, o que melhora a qualidade nos atendimentos e é fundamental em processos de saúde, pois vai facilitar a assistência a comunidades remotas que não têm equipamentos e especialistas, a coleta de mais informações dos pacientes com o apoio de sensores e a transmissão de sinais vitais e imagens de pacientes em tempo real, entre outros ganhos.

Para Eduardo Polidoro, diretor de IoT da Claro, o trabalho em parceria com o InovaHC será fundamental para o desenvolvimento de soluções que contribuam de forma efetiva para a evolução do setor, potencializando a atuação da Claro na vertical de Saúde. "As áreas médica e hospitalar estão entre os segmentos que mais podem se beneficiar das vantagens oferecidas pelas tecnologias IoT e 5G, como alta confiabilidade e baixa latência, as oportunidades são infinitas. Esse trabalho em conjunto com o time do HC vai nos ajudar a focar em aplicações que atendam às necessidades reais desses profissionais", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.