Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Autoridades criticam controle dos EUA sobre a internet e defendem governança multilateral

Autoridades criticam controle dos EUA sobre a internet e defendem governança multilateral

0
Publicidade

Às voltas com o desafio de democratizar a internet e retomar a credibilidade perdida após as denúncias de espionagem feitas pelo ex-colaborador da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA, Edward Snowden, representantes dos países que participam do NetMundial, que acontece em São Paulo, foram unânimes em defender, nesta quarta-feira, 23, que a governança da rede mundial seja multissetorial e multilateral.

Na realidade, eles seguem o mesmo discurso feito pela presidente Dilma Rousseff durante a abertura, nesta quarta, da conferência mundial que discute o futuro da governança da internet, em que defendeu que a gestão da internet seja “multissetorial, multilateral, democrática e transparente”. “É necessário e inadiável dotar de um caráter global as organizações que hoje são responsáveis pelas funções centrais da Internet”, acrescentou.

A ideia é acabar com vínculos governamentais na gestão da rede, tanto como o existente hoje entre o governo dos EUA e a Iana (Autoridade para Designação de Números da Internet) e a Icann (Corporação da Internet para Atribuição e Nomes e Números), como também com posições extremas, centralizadoras, como as adotadas pela Rússia, Síria ou China.

Eles reforçaram a necessidade de se globalizar o controle da internet mundial e que, para tal, as principais organizações de internet juntamente aos governos, devem estabelecer um novo modelo de governança transparente e democrático. “Está claro que a comunidade internacional precisa agir para melhorar o modelo atual de governança de internet”, disse Nikolai Nikiforov, ministro das Comunicações da Rússia, afirmando que a Federação Russa apoia a ideia de que a internet deveria ser aberta e desfragmentada.

O ministro ressaltou, durante sua participação no evento, que a Rússia estará pronta para discutir ideias e propostas que possam ajudar a criar um modelo de governança seguro, aberto e eficaz. “A proposta final do NetMundial deve destacar o papel dos governos no processo de governança da internet, para que conduzam politicas locais que garantam a segurança na rede”, declarou. Nikiforov foi além e criticou duramente o papel da Icann. “A Icann não é uma organização internacional respeitada, que implementa o principio de igualdade dos governos.”

Neelie Kroes, vice-presidente da Comissão Europeia, conhecida por também criticar a atuação da Icann e defender seu afastamento do controle da internet para possibilitar a criação de um modelo de governança globalizado, enfatizou que nenhuma organização está isenta da necessidade de mudança. “Concordamos que queremos um modelo multissetorial mais responsável e transparente, baseado nos direitos humanos. Precisamos endereçar as questões jurisdicionais na internet”, enfatizou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile