FCC propõe derrubar neutralidade de rede nos EUA, diz jornal

0

A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês) estuda rever as regras que garantem a neutralidade de rede, termo usado para definir a característica da rede de tratar todos os pacotes que trafegam pela internet de forma igualitária.

De acordo com o The Wall Street Journal, a agência vai propor novas regras que permitam aos provedores de banda larga oferecerem velocidades maiores para determinados serviços, como streaming de vídeo.

Desenvolvida pelo presidente da FCC, Tom Wheeler, a proposta, segundo ele, é um esforço para impedir que provedores de banda larga, como a Comcast, Verizon Communications e Time Warner Cable bloqueiem ou desacelerem sites individuais que servem ao consumidor. A idéia é que os consumidores possam acessar qualquer conteúdo que escolher, não o conteúdo escolhido pelo provedor de banda larga.

Pelas novas regras, as companhias poderão negociar diretamente com cada grande empresa da internet, como o Netflix, Facebook e Google, por exemplo, um contrato para agilizar a velocidade de conexão aos serviços fornecidos por elas. Ou seja, a ideia é também permitir que deem tratamento preferencial ao tráfego a partir de alguns provedores de conteúdo desde que tais acordos estejam disponíveis em termos "comercialmente razoáveis" para todas as empresas de conteúdo interessadas.

A FCC diz que a proposta deve ser vista como um esforço para encontrar um meio termo para manter a internet aberta e, ao mesmo tempo, atender o desejo dos provedores de banda larga para explorar novos modelos de negócios em um mercado em rápida mudança. "Ela provavelmente não vai satisfazer a todos. No entanto, alguns defensores de uma internet aberta argumentam que o tratamento preferencial para algumas empresas de conteúdo inevitavelmente resultará em tratamento discriminatório para os outros", disse Wheeler.

Este não é o primeiro abalo à neutralidade de rede nos EUA. Em janeiro, a Corte de Apelações do Distrito de Columbia inviabilizou, a pedido da operadora Verizon, as regras criadas pela FCC que asseguravam uma internet neutra. A Justiça dos EUA entendeu que não faz parte das atribuições da comissão criar regras sobre a questão.

Outro aspecto é que isso pode elevar os custos aos assinantes de serviços online. Em fevereiro, o Netflix concordou em pagar à Comcast para que não diminuísse a velocidade dos clientes do serviço de streaming de vídeo.

A proposta ainda passará pelas mãos de outros quatro comissários. O texto ainda pode mudar até o fechamento de um documento final que será votado em 15 de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.