Publicidade
Início Blogueria Os clientes ditam as regras do jogo

Os clientes ditam as regras do jogo

0
Publicidade

Pessoas amam marcas e são fiéis quando correspondidas. Caso contrário, elas partem em busca de novas experiências até se sentirem plenamente preenchidas em seu mundo dos desejos. Esse sentimento é tão forte que tem provocado uma mudança na forma com que as marcas conversam com seus clientes. Boa parte disso se deve a velocidade de comunicação das redes sociais e a possibilidade de aproximar pessoas e consequentemente produtos.

Sem dúvida esse acontecimento mudou completamente tudo, inclusive o planejamento no setor de marketing, que deve ser mais dinâmico, rápido, aberto e criativo. É essencial conhecer a fundo o cliente, ouvir e interagir de forma única e personalizada. É olho no olho, relacionamento e muita atenção.

Quem tem a força nesta história é o cliente e não adianta bater o pé e tentar fazer a roda girar ao contrário, afinal, as mudanças são necessárias e trazem boas oportunidades. Os clientes estão sim ditando as regras do jogo e ainda como querem jogar. Como a força está com ele, nada mais justo do que transformá-lo em um defensor da sua marca.

Segundo Philip Kotler – especialista em Marketing – custa de 5 a 7 vezes mais conquistar um novo cliente do que fidelizar quem já é da casa; e as vantagens não se restringem somente ao financeiro. Quando você conquista um fã para sua marca, inspira lealdade e a confiança de outras pessoas. Um exemplo é a Apple. Os balanços da empresa mostram que os clientes têm uma fidelidade enorme ao iPhone (87%, segundo os últimos dados). Essa lição revela como a fidelidade pode ser reproduzida.

Mas como minha marca irá conquistar essa fidelidade?

Para conquistar essa fidelidade a marca precisa mostrar quais são os seus valores, o que preza e acredita. Bem como, comunicar isso com conteúdo qualificado, personalizado e alinhado às crenças dos próprios clientes. Isso cria um vínculo forte e traz como resultado um relacionamento longo, duradouro e cada vez mais clientes. Além disso pode abrir espaço para novas ideias sugeridas pelos próprios consumidores.

Como fazer isso de forma personalizada se tenho muitos clientes e pouco tempo?

Estamos falando de relacionamento personalizado, algo que realmente parece impossível para marcas e franquias com muitos clientes. Porém, já existem franquias que utilizam soluções que automatizam este relacionamento e agregam uma força incrível ao seu marketing de vendas.

Tudo é feito de forma personalizada onde a marca tem total conhecimento de quem é seu cliente, do que ele gosta, o que ele compra e quando compra.  Essa automatização permite por exemplo, comunicar-se com um cliente que comprava a cada 60 dias e simplesmente parou de visitar sua marca sem motivo aparente. É possível também mensurar cada comunicação enviada por e-mail e SMS, e assim obter informações valiosas para marca: quem recebeu, quem abriu e quem de fato foi atingido pela ação e converteu em compras.

Logo, mensurar a comunicação e relacionar-se de forma automatizada é garantia de retorno financeiro e o início de um programa de fidelidade bem sucedido.  Aposte nisso! As grandes marcas multinacionais já jogaram suas fichas.

Marcelo Klein, é COO da Giver, plataforma que utiliza inteligência de dados para aumento das vendas em lojas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile