Mobile Cloud: o uso eficaz de aplicações móveis sem uma estrutura de internet adequada

0

No modelo atual de tecnologia Cloud (nuvem), servidores e data centers de última geração são disponibilizados para atender as mais diversas demandas de mercado, garantindo assim a melhor disponibilidade e escalabilidade de soluções. De fato, isto é, o que acontece do lado SERVER, mas por outro lado ao pensarmos do lado CLIENT, temos aplicações móveis trafegando dados através de um canal de comunicação ainda muito limitado – a Internet.

Ao falarmos de acesso à internet através da telefonia móvel no melhor dos casos estamos falando de tecnologia LTE e 4G que garantem um acesso rápido à internet, mas será que conseguimos ter este acesso em todos os cantos do país? Mesmo nas capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outras, quantas vezes já não nos deparamos com um tempo de resposta altíssimo seja para baixar um e-mail ou mensagem, isto é uma realidade e nos próximos anos vamos ter melhorias, mas ainda continuará sendo limitado.

Desta forma nos perguntamos: Porque requisitar recursos da nuvem através de um canal limitado se temos smartphones e tablets de última geração com capacidade de armazenar e processar Gigabytes de informação localmente?

Hoje já existem soluções de mobilidade que a partir de um processo de computação distribuída atende as mais diversas áreas de negócio (Vendas, Trade Marketing e Field Services), onde apenas informações pertinentes ao usuário demandante são trafegadas, fazendo com que operações e cenários complexos possam ser suportados com a máxima performance através do conceito que chamamos de Mobile Cloud.

Como funciona o Mobile Cloud? 

– No primeiro acesso o usuário faz download de todas as informações pertinentes (Ex.: carteira de clientes, roteiro de visitas, dados dos clientes, limite de crédito, produtos, estoque, preços e condições de pagamento pertinentes a aquela carteira) para o seu dispositivo móvel.

– Toda a informação fica armazenada e disponível no dispositivo móvel, não havendo necessidade de conectividade com a internet, trazendo também acesso rápido as informações.

– Apenas dados que sofreram alteração no dispositivo ou servidor são trafegados, seja através de sincronismo de dados ou push, onde o servidor avisa o mobile que existem informações disponíveis a serem trafegadas (método diferencial).

Usando o conceito de Mobile Cloud, diversos processos de negócios são supridos, tais como:

– Processos de Vendas: 

– Pré-vendas canal tradicional

– Pré-Vendas canal moderno

– OrderTacking

– Van-sales

– Trade Marketing

– Processos de Field Services : 

– Gestão de Técnicos de Campo

– Gestão de Projetos de Engenharia – GIS Mobile (Utilities)

– Auditoria de Lojas (Varejo)

– Manutenção e Gestão de Patrimônio. (Varejo e Bancos)

Hoje muitas soluções já estão disponíveis para as empresas, o importante é procurar e encontrar o que mais se adapta as suas necessidades. No caso das empresas que precisam dar agilidade aos seus representantes comerciais, mas não podem contar com a eficácia da internet podemos usar essa alternativa.

Michael Mujica, diretor comercial da MC1 Win The Market.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.