Publicidade
Início Notícias Negócios Facebook responde às indagações da PROTESTE sobre a violação de dados de...

Facebook responde às indagações da PROTESTE sobre a violação de dados de usuários

0
Publicidade

Na última sexta-feira, 20, a PROTESTE – Associação de Consumidores, recebeu um comunicado do Facebook Irlanda, que é o controlador de dados da plataforma para todos os usuários que não se encontram nos Estados Unidos e Canadá, dizendo que a transferência de dados para Cambridge Analytica, por meio da empresa GRS Limited, ocorreu sem a autorização do Facebook, constituindo uma violação da política de uso da rede social.

No comunicado, enviado por correio e assinado pela diretora de proteção de dados do Facebook, Yvonne Cunnane, a companhia esclarece que qualquer compartilhamento do app desenvolvido pela empresa GRS Limited, do professor da Universidade de Cambridge, Aleksandr Kogan, com a Cambridge Analytica foi um ato independente e em flagrante violação às políticas de uso do Facebook.

Em desacordo com a informação anterior manifestada pelo próprio Facebook – segundo a qual mais de 400 mil usuários brasileiros do Facebook poderiam ter sido atingidos – a diretora afirma, baseada em pronunciamento de Kogan, que apenas dados de consumidores norte-americanos foram utilizados.

A diretora enfatiza providências de seguranças que vêm sendo tomadas desde 2014, repetindo informações já publicadas por Mark Zuckerberg. Segundo ela, desde 2015, as formas de acesso à plataforma vêm sendo seriamente restringidas, pois, após denúncias do jornal The Guardian de que o doutor Kogan havia compartilhado informações do seu app com a Cambridge Analytica, ambos foram banidos do Facebook e notificados a deletar todos os dados impropriamente adquiridos.

A PROTESTE havia feito um pedido de respostas com a rede social no dia 11 de abril, em conjunto com organizações que compõem a Euroconsumers, composta também por Test-Achats na Bélgica, OCU na Espanha, Altroconsumo na Itália, Deco Proteste em Portugal. No dia, foi realizada uma reunião entre as organizações e o Facebook, em Bruxelas, na qual três pontos foram abordados:

– Compensação para todos os consumidores afetados pelo escândalo da Cambridge Analytica;

– Compensação também para todos os demais consumidores que possam vir a ser identificadas como vítimas do uso indevido de seus dados, por meio de aplicativos que operam na Plataforma do Facebook, como poderá ser evidenciado pelas investigações em andamento;

– Disposição do Facebook em trabalhar em conjunto com a Euroconsumers para colocar os consumidores de volta no controle de seus próprios dados, de forma que possam ser os únicos gestores de suas próprias informações.

De acordo com a PROTESTE, o Facebook se comprometeu a apresentar, até dia 25 deste mês, soluções para cada um dos três pontos apresentados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile