NEC usa 5G para testes de exames médicos remotos

0

A NEC Corporation participa de testes de campo utilizando a tecnologia 5G para exames médicos remotos. A empresa forneceu um sistema de estação rádio base como parte de experimentos abrangentes de demonstração de 5G realizados pela NTT DOCOMO, INC., o governo de Wakayama e a Universidade de Medicina de Wakayama e organizada pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão.

Wakayama é uma região montanhosa e escassamente povoada do Japão, com acesso limitado a instituições médicas avançadas. Além disso, os consultórios médicos mais próximos sofrem frequentemente de falta de pessoal e os profissionais de saúde são frequentemente solicitados a atender pacientes com enfermidades que estão fora de suas especialidades. Por isso, as autoridades de Wakayama implementaram um sistema de suporte médico remoto (sistema de videoconferência que usa uma conexão com a Internet) que conecta 13 instituições médicas da província e também a Universidade de Medicina de Wakayama, permitindo que os médicos recebam orientações de especialistas, mesmo em cidades montanhosas. A questão, no entanto, é que o sistema anterior não apresentava resultados satisfatórios, incluindo imagens pouco claras e atrasos na transmissão.

Para resolver esses problemas, foram realizados testes de verificação com o objetivo de estabelecer um serviço remoto de exames médicos utilizando o 5G e um cabo óptico para conectar a Universidade de Medicina de Wakayama e a Hidakagawa Kokuho Kawakami Clinic, que ficam cerca de 30 km distantes uma da outra. Como parte disso, a NEC montou um sistema de estação base com  Antenas Ativas, que suporta uma banda de 28 GHz para criar uma rede sem fio 5G.

Neste experimento, a transmissão de 5G de grande capacidade possibilitou a comunicação em tempo real e o compartilhamento de imagens capturadas por uma câmera 4K close-up para ecocardiogramas (eco) de alta definição e para ressonância magnética, usando um sistema de videoconferência 4K entre a Universidade de Medicina de Wakayama e a Kokuho Kawakami Clinic.

O projeto envolveu a participação de médicos dos departamentos de dermatologia, medicina interna cardiovascular e cirurgia ortopédica da Universidade de Medicina de Wakayama e de seu hospital. Os benefícios do experimento incluíram o uso de monitores de tela grande de alta definição, possibilitando a clara visualização até mesmo de detalhes minuciosos. Além disso, segundo depoimentos de médicos que atuaram nos testes, com a ajuda da tecnologia foi possível se comunicar com os pacientes com mais proximidade, apoiando o progresso dos exames médicos e reduzindo a carga sobre a equipe médica e os pacientes.

Imagem conceitual do ensaio de campo

"As comunicações 5G de velocidade ultra-alta estão frequentemente associadas à indústria do entretenimento. No entanto, esses testes mostraram que a tecnologia pode desempenhar um papel fundamental na resolução de problemas sociais, como a redução de disparidades regionais na prestação de serviços de saúde, em colaboração com os fornecedores de TIC e uma ampla variedade de empresas e organizações no futuro próximo", explica Jun Mashino, Engenheiro de Pesquisa Sênior, 5G Radio Access Network Research Group, 5G Laboratory, NTT DOCOMO.

"O sistema de exames médicos remotos, por meio do qual conselhos valiosos podem ser entregues por especialistas médicos, provavelmente se tornará, ainda, um sistema de suporte confiável para médicos inexperientes que atuam em áreas remotas. Eu também acredito que o sistema pode ser utilizado para fornecer atendimento médico de emergência, como o uso de câmeras de ecocardiograma de pequeno porte para transmitir imagens de vídeo em alta velocidade de pacientes em locais de desastre ou no local de um acidente. Planejamos continuar melhorando a qualidade dos serviços médicos rurais adotando proativamente tecnologias de ponta", detalha Takashi Yamano, MD, Ph.D, Departamento de Medicina Cardiovascular da Comunidade, do Centro de Apoio Médico da Universidade de Medicina de Wakayama.

"Nos testes de campo, foi como se o médico especialista da universidade médica de Wanayama  estivesse ao meu lado enquanto assistíamos ao mesmo vídeo da área afetada do paciente. Obter a opinião de um médico especialista proporciona aos pacientes a vantagem de um exame altamente confiável, enquanto os médicos têm a oportunidade de adquirir conhecimento especializado. Eu realmente espero que este tipo de serviço médico de ponta se espalhe fora de nossa região", destaca Naoki Hirabayashi, MD, diretor da Clínica Hakakami Kawakami Hidakagawa.

"Neste experimento de demonstração temos a honra de ter contribuído com os esforços para melhorar os serviços médicos em áreas montanhosas escassamente povoadas, utilizando 5G sem fio e de alta velocidade, com grande capacidade. Continuaremos a melhorar o desempenho da tecnologia e contribuiremos para a prestação de novos serviços médicos em cooperação com a NTT DOCOMO e com a Wakayama Medical University", diz Seiji Kondo, gerente geral da divisão de soluções de acesso sem fio da NEC Corporation.

As estações base de Antenas Ativas com Múltiplos Elementos da NEC adotam um sistema de controle totalmente digital, que implementa com eficiência a comunicação de alta velocidade e alta capacidade sem interferir com os usuários adjacentes por meio da multiplexação espacial.

A NEC continuará seus esforços para desenvolver um sistema de estação base de Antenas Ativas com Múltiplos Elementos que ofereça alta velocidade, alta capacidade e conectividade massiva, visando o uso prático da tecnologia 5G. Como nesse exame médico remoto, a NEC coopera com as operadoras de telecomunicações e parceiros, visando à criação de novos serviços e negócios por meio da utilização de 5G.

Este ensaio foi conduzido pela NTT DOCOMO sob um projeto encomendado pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão para examinar as especificações técnicas dos sistemas de comunicação móvel de 5ª geração, capazes de obter velocidade de comunicação de dados superior a 10 Gbps em áreas densamente povoadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.