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    Sotreq usa manutenção preditiva para manutenção de ativos dos clientes

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    A manutenção preventiva é uma das principais aliadas das companhias que desejam identificar e solucionar previamente problemas em máquinas de grande porte, como escavadeiras, carregadeiras, tratores, entre outros. E para controlar prazos com relação aos reparos, monitorar a condição dos ativos e identificar falhas precocemente, muitas investem em soluções tecnológicas.

    Com o objetivo de proporcionar um ganho operacional aos clientes, a equipe de desenvolvimento de tecnologia da Sotreq, empresa com 76 anos de atuação no mercado e uma das maiores revendedoras de produtos, soluções e serviços Cat, criou o SotreqLink, ferramenta que reúne soluções integradas em uma única plataforma e que gera análises relevantes das máquinas.

    Equipamentos conectados com os clientes

    Na era da transformação digital, a chave do negócio é manter a conectividade do cliente com o produto e da Sotreq com o negócio desse cliente. Tais aspectos são correspondidos pelo SotreqLink que é não apenas uma plataforma, mas também um aplicativo que mantém as máquinas conectadas com as empresas.

    “Na ferramenta está disponível a verificação dos alertas de manutenção, consumo de combustível, falhas, eventos e SOS que aparecem. Por meio da identificação desses aspectos, é possível tomar decisões proativas antes que ocorra uma falha catastrófica, maximizando, dessa forma, a disponibilidade e a produtividade da frota”, descreve Carlos Arantes, coordenador de Novos Negócios & Tecnologia da Sotreq.

    De acordo com Arantes, para desenvolver a tecnologia, foi feito um estudo de mercado com o intuito de identificar as principais necessidades dos clientes. É por isso que o SotreqLink é completo e conta, inclusive, com serviços financeiros, como alertas referentes ao vencimento de notas ou boletos. “É uma plataforma que também se comunica com outras e que, por conta disso, consegue emitir relatórios e orçamentos online”, afirma Arantes.

    Exemplo disso é no momento do atendimento. Se a máquina apresenta um ruído estranho ou emite uma fumaça, o próprio cliente, por meio do SotreqLink, consegue identificar o problema e solicitar a visita de um técnico. Durante a visita, o profissional emite um relatório que chega na Sotreq minutos após o término da inspeção.

    Esses dados são unificados em um PDF que contém informações sobre o que foi feito no equipamento, as recomendações do técnico e quanto custará o reparo. Se o cliente aprovar o relatório, automaticamente, é agendada uma data e horário para desenvolver o reparo necessário.

    “Além de possibilitar o acompanhamento do local em que a máquina se encontra, com o SotreqLink o usuário pode solicitar peças ou contratos de manutenção, entre outras facilidades. Esses serviços ajudam a praticamente anular as chances dos produtos ficarem fora de serviço, algo que gera prejuízo para a companhia”, conclui Arantes.

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