Publicidade
Início Notícias Negócios HSBC Argentina e Stefanini investem na formação de novos profissionais especializados em...

HSBC Argentina e Stefanini investem na formação de novos profissionais especializados em COBOL

0
Publicidade

O HSBC Argentina estabeleceu uma parceria estratégica com a Stefanini para preparar profissionais qualificados em COBOL que, no futuro, possam atuar junto às principais equipes do banco.

O projeto “Escuela de COBOL” (Escola de COBOL) foi desenvolvido pelas empresas durante um ano e nove meses – ao longo de 2017 até o final de 2018, e teve quatro fases: seleção de potenciais candidatos, a cargo da Stefanini, para atender às expectativas do HSBC (1ª fase); capacitação e treinamento em linguagem COBOL, conforme cronograma estabelecido pelo banco (2ª fase); alocação de recursos nos escritórios do HSBC, sendo o banco responsável por gerenciar o esquema de trabalho dos profissionais, de acordo com as tarefas definidas em conjunto com Stefanini (3ª fase); controle das atividades, feedback, realização de ajustes necessários, avaliação de desempenho, formação dos profissionais em sinergia com o negócio e ampliação da senioridade da equipe (4ª fase).

Segundo Damian Mendez, country manager da Stefanini na Argentina e Peru, a parceria permitiu a formação de jovens profissionais. “Como a linguagem COBOL não é mais ministrada nas Universidades, nossa meta era estimular o aprendizado da programação nas novas gerações”, explica o executivo.

“Existe uma demanda no sistema financeiro por profissionais treinados em tecnologias mais antigas como o COBOL. Recrutar esse tipo de perfil tornou-se um grande desafio para a indústria. Por meio dessa iniciativa, conseguimos formar 10 jovens, fornecendo novas ferramentas que contribuíram para uma formação acadêmica mais abrangente, diz Fabio Venditti, Head of Core Banking do HSBC Argentina.

De acordo com o HSBC, oito novos profissionais foram facilmente integrados às equipes de trabalho. “Agora estamos renovando o serviço para manter uma incorporação progressiva na medida em que novas vagas surjam para os profissionais especializados em COBOL”, acrescenta Fabio Venditti.

Marcelo Ciasca, CEO da Stefanini Latam, acredita que um dos principais fatores de sucesso foi a definição de um trabalho colaborativo desde o início, que estabeleceu as diretrizes, os treinamentos e acompanhamento de todos os profissionais com uma reunião mensal entre eles. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile