Covid-19: Sanofi e Luminostics se unem para desenvolver solução inovadora de autoteste via smartphone

1

A Sanofi e a Luminostics assinaram um acordo para avaliar a colaboração entre empresas para o desenvolvimento de uma solução exclusiva de autoteste para a COVID-19, usando uma tecnologia inovadora da Luminostics. Esta ação soma-se aos esforços contínuos da Sanofi para combater a pandemia em várias frentes.

A contribuição da Luminostics ao projeto de desenvolvimento viria de sua tecnologia exclusiva que permitirá aos consumidores realizarem autotestes para a COVID-19, enquanto a Sanofi traria recursos de pesquisa clínica. O objetivo é fornecer uma solução baseada em smartphone que elimine a necessidade atual de administração de profissionais de saúde ou testes de laboratório.

"Esse projeto de parceria pode levar a outro marco importante na luta da Sanofi contra a COVID-19. Acreditamos que isso poderá permitir a cada um saber em poucos minutos, se está ou não infectado", afirma Alan Main, vice-presidente executivo, líder global da Sanofi Consumer Healthcare. "Após o anúncio desta semana de uma parceria sem precedentes com a GSK na busca por uma vacina, a ambição de nossa empresa é continuar a encontrar outras maneiras de ajudar a resolver essa situação de pandemia," completa o executivo.

O objetivo desta colaboração é fornecer um teste ao público geral que possa detectar o vírus da COVID-19 com alta sensibilidade e especificidade para amostras respiratórias. O tempo total, desde a coleta de amostras aos resultados, não deve passar de 30 minutos. Para isso, baseia-se na tecnologia exclusiva da Luminostics que utiliza a ótica de um smartphone comum, controlada por um aplicativo iOS / Android emparelhado com um adaptador de baixo custo, em combinação com um dispositivo inteligente de detecção de sinal quimioluminescente.

A plataforma de diagnóstico é composta de:

Um aplicativo iOS / Android para instruir o usuário sobre como executar o teste, capturar e processar dados, para então exibir os resultados do teste e, em seguida, conectar os usuários a um serviço de telemedicina com base nos resultados;

Um adaptador reutilizável compatível com a maioria dos tipos de smartphones;

Insumos para coleta, preparação e processamento de amostras.

Durante a atual crise da COVID-19, ficou evidente que o teste rápido e eficaz para aplicação em massa é uma das principais estratégias para a contenção bem-sucedida da pandemia. Embora os testes em hospitais e pontos de atendimento em saúde tenham sido disponibilizados de forma relativamente rápida, apesar de sua quantidade insuficiente, atualmente não há uma solução de autoteste disponível para venda direta ao consumidor. Neste sentido, um aplicativo de autoteste apresenta diversas vantagens, incluindo:

Fácil acesso e disponibilidade para pacientes em milhares de pontos de venda, incluindo comércio eletrônico;

Nenhum contato interpessoal necessário para realização do teste, reduzindo assim o risco de infecção para o paciente, profissional de saúde e equipe do laboratório;

Disponibilidade imediata de resultados, permitindo rápida tomada de decisões, proporcionando aos consumidores benefícios de saúde pública e de custos diretos.

 Como uma das empresas líderes na luta contra a COVID-19, a Sanofi já está envolvida em vários ensaios clínicos avaliando as opções de tratamento atuais (Kevzara® e Plaquinol®) em pacientes que sofrem com a doença, além de dois programas para o desenvolvimento de vacinas.

Com base na tecnologia e nos protótipos existentes da Luminostics, as empresas planejam iniciar as atividades de desenvolvimento nas próximas semanas. Paralelamente, ambas esperam executar um acordo de colaboração final, incluindo um plano para o escalonamento acelerado dos recursos de fabricação necessários. Se as atividades de desenvolvimento forem conduzidas com sucesso, o objetivo é ter uma solução de autoteste, disponível ao consumidor, antes do final de 2020, sujeita à obtenção das autorizações regulatórias necessárias.

Luminostics

A Luminostics é uma startup baseada na Califórnia que tem como missão aumentar a acessibilidade e a eficiência da assistência médica, projetando, desenvolvendo, fabricando e fornecendo produtos que permitam acesso amplo e eficiente a testes de saúde acionáveis ??com acompanhamento imediato. Atualmente, a Luminostics é financiada por empresas de capital de risco de primeira linha no Vale do Silício e por vários subsídios ou contratos federais de P&D cientificamente revisados ??por pares.

1 COMENTÁRIO

  1. Estamos na torcida para que tudo volte a ser como antes, embora o mundo nunca mais será o mesmo pós coronavírus! E descobrir uma solução, será como descobrir a fórmula das visualizações milionárias!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.