Healthtech cria dispositivo que pode detectar sintomas da coronavírus a distância

0

Criada em 2015, a healtech Biologix desenvolveu um pequeno sensor portátil que o paciente encaixa no dedo da mão na hora de dormir para medir apneia, que agora está sendo usado pode ajudar a acompanhar remotamente pacientes com suspeita ou com sintomas brandos de COVID-19.

O sistema é composto por um sensor colocado na ponta do dedo indicador, que capta dados de saturação de oxigênio e a frequência cardíaca do paciente. Os dados são coletados em tempo real por um aplicativo de celular. O programa envia as informações para o painel de controle da equipe médica que está monitorando o paciente.

Ao detectar uma queda na saturação de oxigênio, que é um dos principais indicadores do agravamento do quadro de Covid-19 e que também ocorre na apneia, em que há paradas respiratórias associadas a queda do nível de oxigênio no sangue, a equipe de monitoramento entra em contato com o paciente ou seu acompanhante.

Se além da queda na saturação de oxigênio e da frequência cardíaca o paciente ou seu acompanhante relatar febre, aumento da dificuldade para respirar, tosse e fadiga, entre outros sintomas, recebem orientação para procurar um hospital.

O projeto tem apoio do Programa da Fapesp, a tecnologia será testada por dois hospitais privados em São Paulo. A startup está incubada na EretzBio do Einstein.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.