Pesquisa: 35% das PMEs pretendem investir em ferramenta de chatbot para atendimento ao cliente em 2021

0

Segundo um levantamento, 70% das pequenas e médias empresas (PMEs) já usam um sistema de atendimento, enquanto 18% pretendem contratar em 2021. Os dados são da CX Trends, que é realizada pela Octadesk, startup que auxilia marcas a venderem e atenderem via canais digitais, em parceria com a Opinion Box. Mais de um terço (35%) pretendem investir em chatbots este ano.

Segundo os empresários, o chatbot traz benefícios como agilidade no atendimento (43%), diminuição no tempo de resposta (31%), experiência para o usuário (29%), automatização (28%), disponibilidade fora do horário comercial (25%) e redução dos custos operacionais (22%).

Realizada com 1.044 consumidores de todo o País e 1.014 empresas do segmento de varejo, serviços, educação, saúde, infraestrutura, tecnologia e finanças, a pesquisa ainda aponta que, para este ano, as empresas pretendem investir em tecnologias como: Whatsapp Business API (28%), chat online (26%) e ferramentas de pesquisa (26%). Entre os consumidores, 59% já conversaram com robôs e, destes, 40% tiveram experiências positivas em todas ou na maioria das vezes.

A CX Trends também traz um panorama sobre o consumo através do aplicativo WhatsApp. Mais de um terço (38%) das empresas e 29% dos consumidores já utilizavam WhatsApp para compras e vendas antes da pandemia, 19% das marcas e 22% dos usuários adotaram a prática no ano passado, enquanto 11% dos empreendedores e 24% das pessoas ainda querem experimentar este canal em 2021.

Vale lembrar que essas transações devem se intensificar ainda mais com a chegada do WhatsApp Pay, solução de pagamentos pelo aplicativo que foi recentemente liberada pelo Banco Central.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.