Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Privacidade do WhatsApp: Procon-SP se reúne com Facebook e define que vai...

Privacidade do WhatsApp: Procon-SP se reúne com Facebook e define que vai pedir mais informações

0
WhatsApp
Publicidade

Após reunião que aconteceu nesta quinta-feira, 22, com representantes do Facebook para discutir sobre a atualização da política de privacidade do Whatsapp que acontecerá a partir do próximo dia 15 de maio, o Procon-SP notificará a empresa a explicar melhor algumas questões.

No encontro, que aconteceu de forma virtual, o diretor do Procon-SP, Fernando Capez, indagou aos representantes da empresa que detém a rede social Whatsapp sobre diversos pontos – consentimento do usuário, se todos serão atingidos pela mudança, limitações para os que não aderirem, entre outros.

Apesar de os representantes do Facebook prestarem diversas informações solicitadas sobre a mudança que acontecerá a partir no próximo mês, o Procon-SP entende que há questões pendentes e que precisam de mais explicações.

“As perguntas que fazemos para a empresa são importantes para esclarecer qual será a mudança em termos de perda de garantias de sigilo e privacidade”, argumenta o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

O Facebook deverá dar informações sobre qual será a mudança na política de privacidade, tanto no tipo de conta que já existe, que é de interlocução com um titular de conta Whatsapp apenas, quanto no novo tipo de conta – o Whatsapp business – que é de interlocução com uma conta comercial acessada por uma coletividade de titulares.

Na notificação, o Procon-SP irá pedir ainda que a empresa informe que tipo de aviso de caráter preventivo planeja fazer para os usuários das contas Whatsapp business. Se será possível que a conta de Whatsapp business seja compartilhada com o Facebook enquanto prestador de serviço; e se, no caso de compartilhamento dos dados para o Facebook atuar como prestador de serviço, será autorizado acesso ao histórico de dados anterior ao dia 15 de maio sem que haja consentimento expresso do usuário.

Por fim, o Procon-SP questionará a razão pela qual a empresa não mantém a política de privacidade que já está em vigor para os atuais usuários em contas interpessoais e cria uma política especificamente para aqueles que querem usar o Whatsapp business. “Também queremos saber por qual motivo na União Europeia e Inglaterra foi criada uma plataforma específica para a utilização desse novo tipo de conta e aqui no Brasil isso não está sendo feito”, afirma o diretor.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile