Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Score de fraude aumenta eficiência de plataforma de segurança

Score de fraude aumenta eficiência de plataforma de segurança

0
Publicidade

A CredDefense, plataforma especializada em soluções antifraude, aprimorou suas ferramentas para proteção das negociações feitas pela sua base de clientes de diferentes setores como setores como varejo, financeiras, logística e locação de veículos. A companhia passou a aplicar um score de fraudes próprio, que combina reconhecimento facial com dados comportamentais e cadastrais do consumidor. Assim como ocorre com o score de crédito, o de fraude gera uma pontuação que indica o risco de uma determinada operação.

O modelo tem como base o banco de dados da CredDefense, que reúne informações de consumidores acumuladas ao longo de sete anos de serviços prestados ao mercado. Milhões de registros foram exaustivamente testados para garantir o score e as propensões à fraude. Segundo o CEO José Luis Volpini, a CredDefense captura mais de 130 mil registros diariamente.

Mas como é a combinação de imagem com comportamento? Volpini usa como exemplo o setor de locação de veículos. É comum um mesmo fraudador, com documento clonado ou roubado, ir a várias locadoras num intervalo de poucas horas. Não é razoável alguém locar mais de um veículo quase simultaneamente. Se as lojas estiverem conectadas ao sistema da CredDefense, essa alta frequência vai ser entendida pelo sistema como um comportamento estranho e o atendente será avisado.

“No score de fraudes avaliamos a recorrência, o comportamento do consumidor além da comparação das imagens obtidas pela biometria facial. É uma forma de se antecipar a uma atitude mal-intencionada”, diz Volpini.

Em média, entre 1,5% e 2% das transações verificadas por reconhecimento facial pela CredDefense são potencialmente fraudulentas. Somente no setor de locação de veículos foram gerados mais de 10 mil alertas em 2020, o que impediu a perda de aproximadamente R$ 500 milhões.

Segundo Volpini, no segmento de cartões de crédito, a América Latina representa, sozinha 30% das fraudes registradas no mundo. “E o Brasil é relevante nesse aspecto, lideramos o ranking da fraude, aqui este assunto é bem crítico. Temos contribuído para mudar essa realidade com a nossa plataforma”, garante Volpini.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile