Cisco e Nokia Siemens fecham acordo na área de gestão de redes

0

A Cisco e a Nokia Siemens Networks assinaram acordo para desenvolver uma plataforma de gerenciamento de redes de telecomunicações, voltada ao gerenciamento de serviços convergentes em redes de múltiplos fornecedores. Trata de uma plataforma para Operations Support Systems (OSS, ou sistema de suporte a operações), destinada provedores de serviços que necessitam de um melhor alinhamento entre recursos de rede e custos com as demandas comerciais.

Como parte do acordo, as duas fabricantes pretendem lançar uma solução que possibilite uma visão comum dos diversos elementos de rede ? por meio de tecnologias IP e móveis ? que são automaticamente descobertas e representadas como um modelo de rede virtual. A plataforma incluirá funcionalidades de gerenciamento de falhas básicas, configuração, desempenho e segurança, bem como uma gama de funções comuns como aquisição de dados e elementos de mediação de rede, que serão utilizadas por aplicações OSS de alto nível.

A Nokia Siemens Networks traz para a parceria sua capacidade de prover telecomunicações fim a fim e seu software Open EMS Suíte, que fornece recursos para um sistema de gestão de elementos (EMS – Element Management System), e, segundo a empresa, ainda pode ser utilizado para construir EMS para vários tipos de redes, incluindo transporte, móvel e banda larga.

?Existe hoje no mercado uma pressão dupla ? técnica e de negócios ? para se criar uma arquitetura aberta e mais padronizada, que seja capaz de reduzir o número de interfaces e os esforços de integração e customização. É disso que a plataforma OSS trata?, ressalta Christian Fredrikson, principal executivo de operações e negócios de software da Nokia Siemens Networks.

A Cisco, por sua vez, ingressa na parceria com seu conhecimento em redes de comunicação IP e também com sua solução de gerenciamento Cisco Active Network Abstraction (ANA) para colaboração. O Cisco ANA é utilizado como a base para o gerenciamento complexo de redes de múltiplos fornecedores, bem como para prover a plataforma base para as novas soluções de gerenciamento, como a Cisco Managed Services. A solução, segundo a empresa, também garante suporte ao gerenciamento para a plataforma-matriz Cisco CRS-1.

?Controlar a rede de provedores de serviços custa caro e despende muitos recursos operacionais. Nossa colaboração está focada diretamente em permitir que as operadoras e seus fornecedores foquem seus recursos nas áreas que mais agreguem valor aos seus mercados?, conclui Cliff Meltzer, vice-presidente sênior do grupo Cisco de tecnologia de gerenciamento de redes.

Segundo ele, o objetivo mais amplo dessa colaboração é fornecer uma base para fazer com que desenvolvedores independentes de software e de OSS produzam ou aperfeiçoem suas próprias aplicações de maneira mais ágil. ?Companhias como a Amdocs já estão oferecendo suporte para impulsionar o futuro da tecnologia da Cisco e da Nokia Siemens Networks e para ampliar suas próprias soluções OSS, que atuam em problemas como o gerenciamento de falhas, aprovisionamento de rede e controle de inventário.?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.