Ter à disposição, em qualquer lugar, controle dos dados da empresa é uma realidade que já faz parte do dia a dia de muitas companhias brasileiras. O Cloud Computing, ou "Computação em Nuvem", chegou ao mercado trazendo um diferencial competitivo importante em dias de uma economia tão dinâmica: o acesso aos aplicativos da empresa em tempo real e à distância.
A rapidez no acesso às informações é primordial na tomada de decisões, o que garante agilidade nas decisões estratégicas e vantagem frente à concorrência.
Atenta a essa necessidade do mercado, a Visie, em parceria com a Projeto DSD Consultores, desenvolveu o "Fluxo de Caixa nas Nuvens". O produto, voltado para pequenas e médias empresas, disponibiliza as informações sobre a movimentação financeira do negócio em servidores online, que permitem acesso de qualquer lugar.
Infraestrutura segura
O sistema foi desenvolvido para garantir total segurança, performance e disponibilidade, já que está hospedado nos servidores da Amazon, distribuída em três continentes. Os datacenters da Amazon possuem redundância de alto nível de conexão de dados e fornecimento de eletricidade e unidades UPS, geradores de energia e monitoramento 24 horas da equipe de suporte.
Para proporcionar maior segurança, a Visie desenvolveu o Fluxo de Caixa em Python, linguagem de programação usada pela Nasa e por empresas como Google e Yahoo!. Além disso, o uso de chaves de criptografia SSL, com o mesmo nível de segurança usado pelos bancos, possibilita que a troca de dados entre o computador da empresa e o Fluxo de Caixa seja criptografada nas duas vias.
O acesso aos servidores é feito através do sistema de firewalls da Amazon, usando chaves de segurança SSL, trocadas a cada 90 dias. Além do backup de dados na própria infraestrutura do sistema, diariamente é realizado um backup dos dados.
O acesso aos dados também é controlado. "Através de um sistema de permissões, cada usuário da empresa tem acesso somente aos dados e operações que o administrador definir", garante Elcio Ferreira, diretor da Visie. O acesso ao sistema também pode ser feito de celulares e iPads.
Por estar hospedado em nuvens, o sistema ajuda a eliminar custos, pois deixa de existir a necessidade de ter uma máquina disponível para manter o servidor no ar, evitando gastos com infraestrutura e eliminando necessidade de backups.