A grande maioria das empresas brasileiras pretende elevar o investimento em inovação neste ano, já que 78% de 300 executivos de médias e grandes empresas com cargos de gestão da inovação e estratégia acenaram com este objetivo, segundo pesquisa realizada pela Amcham, em parceria com a Fundação Dom Cabral.
O relatório revelou ainda que 17% dos respondentes afirmaram que planejam manter o atual nível de investimentos em inovação, enquanto que 6% citaram que intencionam reduzir tais aportes.
De acordo com o estudo, atualmente apenas cerca de 17% dos entrevistados disseram que suas empresas aplicam quantia superior a 4% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia. Já 74% dos consultados mencionaram que este aporte é de até 4% do faturamento e, por fim, 9% afirmou que suas companhias não investem em P&D.
Comentada por 39% dos respondentes, a busca pelas melhores práticas de inovação junto às respectivas matrizes ou a outras empresas é o principal impulsionador do aumento dos investimentos em P&D pelas empresas. A ampliação da rede de parceiros e a formação de equipes de inovação completam as listas das mais citadas, aparecendo em 23% e 17% das respostas, respectivamente.
- P&D