Publicidade
Início Blogueria O desafio de manter o crescimento no setor de contact center

O desafio de manter o crescimento no setor de contact center

0
Publicidade

Recentemente li uma notícia sobre as perspectivas de crescimento do setor de contact center. Segundo as previsões para 2013, o Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos (Sintelmark), indica que o segmento deve crescer em 9% só no estado de São Paulo. Além disso, estima-se que o setor tenha um faturamento anual de mais de R$ 8 bilhões.

Com essas projeções, o grande desafio das empresas de contact center é de se manter no mercado com resultados positivos. Fórmulas mágicas não existem, mas indicadores podem apontar o melhor caminho para atingir as metas de crescimento. Investir em novas tecnologias é uma das estratégias que tem trazido ótimos retornos para as empresas, principalmente, para ganhar notoriedade e rentabilidade na prestação de seus serviços.

O uso das mídias sociais e do cloud computing são apontados como fortes tendências no segmento. Ainda mais quando a mobilidade se mostra tão presente no cotidiano de muitas pessoas. No final do ano passado, o Ibope Media divulgou que no terceiro trimestre de 2012 o total de brasileiros com acesso à internet passou de 92 milhões. Diante dessa realidade tecnológica, acredito que um dos principais investimentos no setor deve acontecer no atendimento multicanal.

O consumidor 3.0, aquele que está na internet e nas redes sociais, passa a ter voz ativa nesse ambiente virtual. Ele tem maior independência em suas escolhas e na hora de determinar qual valor atribuirá para uma marca. Com isso, as empresas têm buscado maior presença nesses meios de comunicação com o intuito de estreitar seu relacionamento com o cliente.

Sempre procuro ressaltar em meus artigos a importância na qualidade do atendimento ao consumidor. A maneira como uma empresa atende seu público pode se transformar em porta de entrada para oportunidades e, consequentemente, na visibilidade da marca. É a forma de interação que refletirá positivamente nos resultados do setor de contact center. E para isso algumas adaptações podem demandar investimento, mas são essenciais para continuar em um cenário de alta competitividade.

A profissionalização dos operadores é um dos investimentos que também estará cada vez mais presente no setor. O contact center é um dos que mais emprega no Brasil e é, também em muitos casos, a oportunidade do primeiro emprego para jovens. Diante disso, investir em treinamentos e capacitações, por mais que haja índices relevantes de rotatividade, traz maior estabilidade à empresa e ao atendimento prestado ao cliente.

Presenciamos um importante momento de mudanças no segmento de contact center. Desde o conceito de telemarketing, que envolvia a simples promoção de vendas pelo telefone até os dias atuais em que o conceito de social contact center está ganhando força entre as empresas.

Investimentos são necessários para crescer. E com o contact center não é diferente. O segmento está caminhando para um horizonte tecnológico que trará dinamismo nas rotinas diárias e a aproximação do cliente pelo atendimento multicanal. Vamos aguardar. 

Carlos Carlucci, country manager da Vocalcom Brasil

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile