Totvs registra crescimento na demanda por softwares de exportação

0

Um estudo global inédito realizado pela Thomson Reuters em parceria com a KPMG — que ouviu 446 especialistas e gestores de comércio exterior de 11 países, incluindo o Brasil (representando 38% dos participantes) — revelou que 68% das empresas consideram muito importante a adoção de uma plataforma tecnológica de gestão de comércio exterior que se integre ao sistema de ERP que lhes permita economia e ganho de produtividade. Porém, mais da metade (59%) dos participantes ainda não adotou uma solução específica em suas operações.

Este dado é utilizado pela Totvs para confirmar o aumento registrado na busca pelo seu software de gestão especializado nas atividades de controle de exportação, o Totvs Comex, solução oferecida em parceria com a Thomson Reuters, por meio da plataforma Trade-Easy. Sem revelar números, a fabricante de sistemas de gestão empresarial diz que, nos primeiros três meses deste ano, registrou um crescimento de 112% na venda da solução, frente ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com a Totvs, na contramão da economia local, a desvalorização do real frente ao dólar, por exemplo, aumenta as expectativas do volume de vendas para o mercado externo, com foco nos setores que menos dependem de mercadorias importadas para a confecção do seu produto. Além disso, ela avalia que o Plano Nacional de Exportações, lançado pelo governo federal em junho de 2015, promete melhorar a balança comercial do país e estabelecer melhorias nos acordos de convergência regulatória, além de facilitar o comércio com alguns países, como os Estados Unidos.

A análise da Thomson Reuters trouxe dois alertas importantes: apenas 17% das empresas conhecem a fundo ou se beneficiam dos regimes aduaneiros disponíveis no país e 36% não adotam nenhum dos tratados de livre comércio vigentes localmente, o que demonstra que, provavelmente, elas estão pagando mais do que o necessário em tarifas e impostos e, como consequência, perdendo em competitividade no mercado internacional.

Uma solução sistêmica para o controle das operações e o gerenciamento das atividades de comércio exterior, conforme ressalta Carlos Valle, diretor do segmento de logística da Totvs, permite, entre outros benefícios, identificar pontos falhos e contribuir para uma melhora significativa nos processos, além maior eficiência e redução de custos operacionais. "Temos o cliente como o foco central da nossa atuação. Dessa forma, acompanhamos a movimentação do setor de comércio exterior no Brasil e evoluímos as nossas soluções de acordo com os novos cenários econômicos do país. Acreditamos que a inovação tecnológica é o instrumento para elevar a produtividade das empresas e apoiar na expansão para novos mercados", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.