Ultrapassando o convencional em segurança no varejo

0

Atualmente o varejo é um dos segmentos que mais desfruta dos benefícios da adoção de soluções de tecnologia, tanto para controle e precisão de estoques quanto para a segurança das lojas. Há aqueles que foram um pouco mais além e substituíram as máquinas de cartão por dispositivos e aplicativos de pagamento móvel, porém, ainda existe um grande número de equipamentos conectados por fio.

Também não podemos esquecer das câmeras de segurança, dos computadores e das telas de monitoramento, que geralmente são conectados a portas de switch. E como manter todo esse universo de conectividade seguro?

Hoje já é possível proteger sua infraestrutura cabeada sem usar AAA, 802.1X ou agentes. Quando um dispositivo for conectado a um switch de qualquer fornecedor com suporte ao SNMP, uma funcionalidade de classificação de perfil faz a identificação deste equipamento e já o direciona para a política de acesso correta. Isso permite que diversas regras de segurança (perfis) sejam criadas, conforme a característica de cada dispositivo. Por exemplo, um PDV não precisa se comunicar com a rede de visitantes ou com o sistema de vigilância. E, no caso de uma atualização dos switches na rede, a inovação tecnológica também oferece capacidade de criar automaticamente um túnel seguro e dedicado do dispositivo para o recurso de destino.

Mas a segurança também tem que acompanhar os desafios da mobilidade, uma vez que os aplicativos de pagamento móvel estão cada vez mais populares entre os consumidores, proporcionando conveniência e maior satisfação na experiência do cliente. Ao implementar a segurança de acesso, como 802.1X, para os dispositivos sem fio, fica garantida a consistência das políticas tanto para os sistemas de pagamento com fio quanto para os sem fio.

Quando falamos de ambientes sem fio, podemos ir muito além do suporte para 802.1X, serviços AAA e integração de MDM/EMM. Sessões de login e tráfego criptografados para transações que utilizam cartão de crédito são premissas básicas hoje. Cá para nós, é preciso que a infraestrutura tenha a capacidade para criar um ambiente onde o tráfego das redes sem fio de distintos SSID's não seja misturado, e sim seja sempre mantido separado.

A segurança para um ambiente de varejo deve ser avaliada usando uma abordagem holística que também inclua os dispositivos de IoT. Eles estão surgindo de várias formas e agora é a hora para se preparar e buscar por soluções abrangentes e inovadoras que atendam às suas demandas atuais e futuras.

Hilmar Becker, country manager da Aruba no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.