Rappi apoia seu crescimento mensal de 30% nos dados com apoio da tecnologia israelense da AppsFlyer

0

A Rappi, startup criada em 2016 na Colômbia, tem um crescimento no Brasil de 30% ao mês. O crescimento em usuários é agressivo, e está fortemente ligado à tecnologia de marketing. Para suportar tamanha demanda, a startup encontrou na AppsFlyer a ferramenta ideal para auxiliá-los em sua operação como um potencializador de dados.

Além de se dedicar a melhorias contínuas, ampliação dos serviços e o gerenciamento de uma complexa teia de parceiros – que vai de entregadores a estabelecimentos que nunca atuaram com aplicativos – o trabalho do time de performance da Rappi é desafiador. A equipe atua no desenvolvimento constante de sua base de usuários do aplicativo, realizando campanhas de aquisição em ambiente mobile. A estratégia ligada à confiança no grande volume de dados ao qual a Rappi tem acesso, permite esse acelerado e constante crescimento, pois assim o time consegue otimizar o seu budget efetivamente.

Segundo Gabriel Sampaio, Head de UserAcquisition na Rappi, o uso de big data aliado ao marketing mobile só é possível com ajuda de ferramentas de marketing. "Analisamos a fundo estes dados e todo o processo é automatizado", conta Gabriel, abrindo uma das plataformas usadas há três anos: a israelense AppsFlyer, que opera no Brasil desde 2016. "Fazemos atribuição mobile e análise de dados do nosso app, temos acesso a insights em tempo real de tudo o que está acontecendo em nosso aplicativo e podemos ativar campanhas de marketing que estamos rodando em diferentes canais e com objetivos", explica. "Seria impossível lidar com esse volume de dados manualmente, ainda mais crescendo 30% todo mês".

A lógica é a já conhecida pelo marketing de apps: para usuários mais ausentes, é feito um tipo de campanha em tipos diferente de mídias para serem verdadeiramente impactados. Para os powerusers (aqueles que utilizam o app com mais frequência), o objetivo é atraí-los para outras verticais de serviços dentro do Rappi. Por exemplo, quem usa muito restaurante, será incentivado a fazer supermercado. A diferença está nos números gigantescos de atividades simultâneas.

A publicidade mobile ativada por meio de campanhas definidas após avaliação dos dados, é outro passo fundamental para manter o crescimento. As mídias usadas pela Rappi não se restringem somente a Google e Facebook. "Investimos em diversas redes de distribuição de publicidade online e medimos o ROI de resultados de cada uma delas, com isso conseguimos ser mais efetivos. Sabemos onde funciona o investimento e onde não funciona, podendo mudar a estratégia praticamente em tempo real, sem tirar o olho do crescimento". Mas ainda segundo Gabriel, 25% dos resultados de campanha in-app ainda vêm das Top 10 mídias mobile. "Buscamos um equilíbrio saudável entre os canais da campanha de forma que o resultado não fique muito concentrado em apenas um ou dois parceiros", diz Gabriel referindo-se ao Protect 360, solução anti-fraude também da AppsFlyer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.